Foto: Senar MS
Em uma reunião ocorrida na última semana, na sede do Sindicato Rural de Maracaju, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul), do Sindicato Rural de Maracaju e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente debateram estratégias para a implantação do Rede E-tec, que vai levar oportunidade de educação profissional técnica de nível médio para produtores, trabalhadores rurais e suas famílias na cidade de Maracaju.
O primeiro curso disponível para Maracaju será o de Técnico em Agronegócio. Serão 1600 horas de curso, realizadas em 18 meses no sistema de ensino a distância. O curso será gratuito e direcionado a pessoas com o Ensino Médio completo.
Os certificados de conclusão serão emitidos pelo Senar/MS e o polo Maracaju atenderá as cidades de Jardim, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Bela Vista, Bonito e Sidrolândia.
Para o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Arthemio Olegário de Souza Junior, a Rede e-Tec é um inovador sistema de capacitação profissional. “Estamos buscando um novo nível de informação para nossa cidade, trata-se de um novo profissional do setor agro. A Rede E-Tec está integrada com as demais ações do Senar e a proposta é oportunizar ao homem do campo um amplo portfólio de cursos técnicos”, destaca.
O diretor técnico do Sistema Famasul, Clodoaldo Martins apontou os benefícios da educação à distância para o meio rural, que englobam a ampliação da cobertura e do acesso à educação de qualidade em áreas remotas. “A flexibilidade de espaço e tempo e maior planejamento didático-pedagógico permite ao aluno estudar a seu ritmo e seu tempo”, avaliou Martins.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Município Luciano Muzzi Mendes, o aluno aprenderá na prática, mas sustentado pelo conhecimento científico que será ministrado no ensino à distância.
“A Rede E-tec é uma oportunidade para nosso município expandir sua atuação educacional e ampliar a formação profissional, formaremos técnicos especializados para o agronegócio brasileiro com a qualidade e proposta educativa necessária para o mercado de trabalho.
Polos de apoio presencial
Com sala de coordenação, de aula e/ou vídeo, secretaria de ensino, biblioteca e laboratório de informática, os polos de apoio da rede e-Tec do Senar estarão dispostos geograficamente em locais com vocação agropecuária, densidade demográfica igual ou superior a 35 mil habitantes e onde existam escolas ou sindicatos rurais.
Além disso, esses polos poderão ser utilizados também para acesso aos cursos de ensino superior a distância que serão ofertados pela Faculdade de Tecnologia da CNA (Fatecna) futuramente. A meta do Senar é que o primeiro ano letivo da Rede e-Tec inicie em março do próximo ano.
Senar MS/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão