Domingo 12/10/2025 05:27

Demissão de Patriota expõe atraso do Itamaraty, diz especialista

Brasil - Ações Públicas - Estrutura do Itamaraty

Foto:Divulgação

A demissão do embaixador Antonio Patriota da chefia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, nesta segunda-feira (26), expôs não só uma falta de sintonia entre o diplomata e a presidente Dilma Rousseff, como também ressaltou o atraso da estrutura do Itamaraty, criticada frequentemente por especialistas.

De acordo com Natália Fingermann, coordenadora de Relações Internacionais do Senac, a notícia da queda de Patriota surpreendeu pelo momento, mas já haviam sinais evidentes de uma possível renúncia. Entretanto, o caso evidenciou uma crise institucional dentro do ministério.

— Existiam muitas críticas dentro e fora do Itamaraty contra o Patriota. Mas a atitude do diplomata Eduardo Saboia mostrou falta de comando no ministério. Como o ministro não sabia exatamente o que estava acontecendo com uma embaixada tão próxima de Brasília e importante para os interesses regionais?

Para a professora, a tradição do MRE precisa ser renovada para que a instituição possa dialogar mais com a sociedade e com seus funcionários. Segundo ela, Patriota não soube administrar as novas demandas e perdeu credibilidade até mesmo entre seus funcionários.

— Saboia colocou uma causa "humanitária" à frente das ordens burocráticas. Ele não esperou uma decisão do ex-ministro e levou adiante sua aventura diplomática, que para muitos na sociedade civil, foi considerada heroica.

Em diversos casos recentes, Patriota mostrou falta de sintonia com o governo, lembra a especialista. Um deles foi a libertação dos torcedores presos na Bolívia, que só foi possível com a intervenção do Ministério da Justiça. 

Outro tema delicado foi em relação à base de Alcântara, no Maranhão, em que o ex-ministro queria que Dilma Rousseff assinasse ainda neste ano uma permissão para que os EUA utilizassem o local para lançamentos de foguetes. Tal ideia foi totalmente vetada pelo ex-presidente Lula, quando ele ainda estava no governo, e gerou muitas críticas ao ser retomada recentemente.

Natália Fingermann acredita que a demissão de Patriota poderá ser entendida como um gesto apropriado para o governo boliviano, que recentemente protestou contra a fuga do senador Roger Pinto Molina. 

— A mudança pode ser positiva para a relação entre Brasil e Bolívia, pois mostrou uma atitude assertiva do governo em resolver a crise diplomática. Brasília precisa evitar ser pivô de qualquer instabilidade política na região. 

Entretanto, ainda é cedo para avaliar os impactos de médio e longo prazo dentro do Ministério das Relações Exteriores.

— Não dá para avaliar, até porque é preciso ver como será a gestão do novo ministro. Mesmo assim, o Itamaraty é conhecido por sua estabilidade institucional e coerência diplomática. 

Fuga do senador boliviano

A queda de Patriota ocorre após a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina, que chegou ao Brasil no sábado (24) após passar mais de 450 dias na Embaixada do Brasil em La Paz.

Molina estava asilado desde junho de 2012 na representação diplomática sob alegação de ser um perseguido político. O parlamentar é um dos principais opositores do governo do presidente boliviano Evo Morales, mas pesam sobre ele ao menos 20 processos judiciais. Segundo o governo boliviano, Molina solicitou o asilo para não responder na Justiça a crimes de danos econômicos ao Estado calculados em pelo menos US$ 1,7 milhão.

Para deixar a Bolívia, Molina precisava de um salvo-conduto do governo Morales, o que era considerado uma exigência do Planalto para trazer o parlamentar para o Brasil. Mas o pedido foi negado.

A situação de Molina se arrastou sem solução até a última sexta-feira (23), quando o parlamentar deixou a embaixada em um carro diplomático brasileiro e seguiu até Corumbá (MS). O percurso de mais de 20 horas foi feito por dois carros da embaixada brasileira com escolta de fuzileiros navais.

De Corumbá, Molina seguiu para Brasília em um avião cedido pela família do senador brasileiro Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

A fuga de Molina foi arquitetada pelo ministro Eduardo Saboia, que é encarregado de negócios da embaixada e chefe temporário da representação em La Paz.

R7/RMC

Estrutura do Itamaraty, Relações Internacionais do Senac, Interesses Regionais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens