Terça-Feira 14/10/2025 00:45

CNA quer que Mercosul abra espaço para o setor agrícola ganhar novos mercados

Brasil - Mercados - Defesa de Ideias

Foto: Famasul

O Mercosul vive um momento crucial e não pode se converter num peso na esperada expansão de novos negócios para o Brasil. Convidado a participar de audiência pública para debater o Mercosul na Comissão de Relações Exteriores do Senado esta semana, o Consultor para Assuntos Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), embaixador Clodoaldo Hugueney, defendeu que é preciso abrir espaço para que a agricultura brasileira e a dos demais países que integram o bloco possam crescer e ganhar novos mercados.

O debate sobre os rumos do Mercosul contou, ainda, com a presença de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Alto Representante-Geral do Mercosul. Os líderes da indústria defenderam a transformação do bloco em um acordo de Livre Comércio.

Desde sua criação, o Mercosul é uma união aduaneira com destaque para dois pontos básicos: o fim das barreiras comerciais entre os participantes do grupo e aplicação de uma Tarifa Externa Comum (TEC) ao comércio com terceiros países.

Entrave ao comércio

No entender do representante da CNA, o importante é o bloco não ser percebido como um entrave ao crescimento do comércio, como um acordo-âncora. Segundo o embaixador, no estágio atual em que se encontra o Mercosul, “tal convicção está cada vez maior”. Isso acontece, destaca o diplomata, em razão da falta de avanço na construção do mercado único e do desrespeito às normas acordadas.

O grande teste, no entendimento do embaixador Hugueney, se dará até o final deste ano. É que até outubro próximo espera-se a apresentação da oferta do Mercosul ou dos países em condições de faze-lo o que reiniciará a negociação com a União Europeia (UE) “Será um teste válido, ainda sem garantia cabal de que haverá entendimento entre as partes”, assinalou. O mercado europeu é muito importante para o setor agropecuário que é competitivo e ofensivo nos países do cone sul.

Livre comércio

Ao longo dos debates na audiência pública, foi discutida a alternativa de o Mercosul deixar de ser uma União Aduaneira, transformando-se numa zona de Livre Comércio.

O embaixador Hugueney manifestou sua convicção de que este não é o ponto central a ser levado em conta. Na visão do representante da CNA, é perfeitamente possível, caso um sócio não tenha condições de acompanhar a negociação, tentar iniciá-la e, em seguida, dar oportunidade para que outros se juntem ao processo negociador.

O que existe são problemas estruturais e conjunturais, lembrou o diplomata. Ele deu como exemplo a grande dimensão econômica do Brasil na estrutura do bloco.

E lembrou que algo semelhante aconteceu nos primórdios da União Europeia com a influência de países com economias fortes, casos da Alemanha e da França. Além disso, não é possível promover a integração com o desrespeito continuado às regras, o que retira credibilidade do Mercosul.

Famasul/JE

Mercosul, momento crucial, expansão, novos negócios, audiência pública

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens