Sexta-Feira 11/07/2025 02:28

TRE-MS determina afastamento de prefeito de Guia Lopes da Laguna

Cidadania - Cassação de Diploma

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) determinou o afastamento do prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jácomo Dagostin (PMDB), e seu vice, Ney Marçal (PT). Eles tiveram registros de candidaturas indeferidos no mês de junho, mas o primeiro acórdão não tratava do afastamento do cargo. Agora, a nova decisão deve ser publicada até o fim da semana e o presidente da Câmara na cidade, vereador Ademir Souza Almeida (DEM), assume a chefia da administração municipal.

O advogado do prefeito e vice, José Valeriano Fontoura, afirmou ao G1 que espera a publicação do novo acórdão para recorrer ao TRE-MS e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pedir a suspensão dos efeitos da decisão. Segundo ele, a legislação eleitoral prevê afastamento do cargo apenas em caso de decisão do TSE.

Já o presidente do legislativo de Guia Lopes disse que aguarda a notificação da Justiça Eleitoral para “tomar as medidas cabíveis” e assumir a prefeitura.

Segundo informações do TRE, como a primeira decisão não tratava do afastamento do cargo, três embargos foram ingressados no processo e acabaram julgados na segunda-feira (19) pelo órgão. Diante da resolução jurídica no caso, o processo deve ir para o TSE, que deve se manifestar sobre o calendário para eleição suplementar no município.

A Justiça Eleitoral cassou o registro de candidatura de Ney Marçal por conta de uma condenação à cassação de diploma e multa de R$ 20 mil por fato praticado nas eleições de 2004, o que o tornaria inelegível. A chapa recorreu, concorreu às eleições de outubro de 2012 e foi eleita com 56,39% dos votos válidos, percentual que prevê convocação de nova eleição.

Guia Lopes da Laguna pode ser o sexto município sul-mato-grossense a ter pleito suplementar em 2013. Em março, eleitores de Bonito e Sidrolândia foram às urnas, enquanto em julho, Jardim, Bela Vista e Figueirão tiveram nova disputa eleitoral.

G1-MS/RMC

Afastamento do Prefeito, Administração Municipal, Cassada de Diploma, Processo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens