Terça-Feira 02/09/2025 08:53

Siderúrgicas veem produção menor em 2013

Brasil - Indústria e Serviços - Crescimento da Produção

Foto:Divulgação

Em meio a uma queda livre nas exportações de aço, o Instituto Aço Brasil (IABr) decidiu revisar para baixo suas projeções para o setor este ano. Nem a recente disparada do dólar frente ao real trouxe alento às siderúrgicas, que já não trabalham mais com uma perspectiva de crescimento da produção em 2013.

"A solução para o Brasil não é o mercado internacional", diz o presidente do IABr, Marco Polo de Mello Lopes, ao lembrar que o excedente mundial de aço gira na casa dos 600 milhões de toneladas. Nos primeiros sete meses, as exportações brasileiras caíram 16,9% em volume e 21,9% em valores.

Preocupado com o cenário negativo, o instituto agora trabalha com uma retração de 0,1% na produção de aço este ano, totalizando 34,5 milhões. Na estimativa anterior, divulgada no início do ano, a produção apontava para um aumento de 5,8% frente ao ano passado.

Segundo ele, as siderúrgicas não têm interesse em elevar a produção porque passariam a ter o ônus de manter o material em estoque. Além das dificuldades no exterior, o setor enfrenta também a falta de dinamismo do mercado doméstico.

"O mercado interno não demandou aquilo que se imaginava com os eventos esportivos no país, como a Copa do Mundo e Olimpíadas", disse. O executivo lembra que quatro estádios de futebol que foram construídos para a Copa 2014 foram feitos com aço importado, no total 13,3 mil toneladas de aço.

"Não foi licitação e o governo optou por importar", criticou. "O governo tem que decidir se quer ou não uma indústria siderúrgica no país." O executivo, porém, é mais otimista em relação aos benefícios que a exploração dos campos petrolíferos do pré-sal podem trazer para o setor. O prospecto do mega campo de Libra "é um negócio fantástico", segundo Lopes, que assistiu uma apresentação feita pela diretora geral da ANP, Madga Chambriard, sobre o tema.

Lista. Ontem, o presidente do IABr aproveitou para criticar a decisão do governo de não renovar a lista de exceção à Tarifa Externa Comum (TEC), que inclui 10 produtos siderúrgicos. Lopes se disse surpreendido pelo anúncio feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

"A retirada da alíquota não tem sentido. As condições que sensibilizaram o governo a elevar a alíquota não mudaram", disse. "Surpreendeu porque isso não estava em discussão."

O governo pleiteava a permanência na lista até que fosse acertada desoneração do setor. Dos 100 itens da lista, a cadeia do aço tinha 10 produtos.

O presidente explicou ainda que a recente disparada do dólar pode ajudar as exportações de aço este ano, mas tem um efeito limitado diante desse cenário de excedente na produção mundial.

Estadão/RMC

Disparada do Dólar, Exportações Brasileiras, Crescimento da Produção, Copa

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens