Chefe de compras de Campo Grande nega irregularidade em contratação
Ação Legislativa - Sessão de Depoimentos
Foto: G1 MS
A chefe da Central de Compras da Prefeitura de Campo Grande, Gislaine do Carmo Penzo, prestou depoimento, nesta segunda-feira (19), para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Inadimplência da Câmara Municipal de Campo Grande. Ela negou qualquer tipo de irregularidade na contratação de uma empresa que fornece alimentos para escolas e creches do município.
O grupo de vereadores apura suposta inadimplência por parte da prefeitura com fornecedores e prestadores de serviços.
Gislaine foi questionada sobre o processo de escolha da empresa, que ocorreu em junho de 2013, sem licitação e com um contrato emergencial no valor de R$ 4,3 milhões. Os parlamentares perguntaram o motivo da escolha e o valor pago pelos serviços oferecidos.
Os vereadores também quiseram saber porque não foi exigido pela prefeitura o alvará sanitário da empresa. A responsável afirmou que, por lei, o município tem a opção de exigir ou não o documento e, no caso do contrato, optou em não pedir.
A chefe da Central de Compras também foi questionada sobre um pregão comercial, em que há disputa de preços entre empresas, que a contratada apresentou valores bem maiores de alimentos a serem oferecidos em comparação com os valores que realmente foram pagos na contratação emergencial.
Gislaine explicou que foram processos diferentes e como o pregão não havia sido encerrado, era necessário fazer a contratação emergencial para não deixar de oferecer a merenda em creches e escolas. Gislaine disse ainda que toda a documentação da empresa estava em dia e que ela consegue oferecer preço baixo mesmo terceirizando todo o serviço oferecido.
O presidente da comissão, vereador Paulo Siufi (PMDB), disse que com o depoimento foi possível concluir que houve irregularidades na contratação. “Nós tivemos tomada de preço onde você cobrava x pela carne e depois ao pagar a empresa, pagava quase dois x. Isso para mim é uma irregularidade, é um indício forte de que alguém saiu ganhando e esse alguém não foi a população, e isso demonstra improbidade administrativa”, disse.
Nesta segunda foram ouvidos também o secretário municipal de Educação, José Chadid; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio, Darleng Campos de Oliveira e o secretário de Administração, Ricardo Trefzger Ballock.
G1 MS/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão