Mais de 1.200 trabalhadores participam dos Jogos Nacionais do Sesi
Brasil - Esporte - Eventos Esportivos
Foto:Divulgação
O Rio de Janeiro, sede de grandes eventos esportivos, como os Jogos Panamericanos de 2007, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, será palco dos Jogos Nacionais do Serviço Social da Indústria (SESI). Neste ano, a competição reunirá mais de 1.200 atletas, que são trabalhadores de quase 250 empresas brasileiras, entre 15 e 18 de agosto.
Nos quatro dias do torneio, eles disputarão medalhas de ouro, prata e bronze em dez modalidades: atletismo, natação, vôlei de praia, futebol de campo, futebol master, futsal, tênis de mesa, tênis de campo, voleibol e xadrez. As competições de tênis, tênis de mesa, xadrez e vôlei serão realizadas na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), na Lagoa. As provas e jogos das demais modalidades ocorrerão no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no bairro da Penha.
A seleção dos competidores dos Jogos Nacionais do SESI começa dentro das empresas, uma etapa que mobiliza mais de 2 milhões de trabalhadores em todo o país, prossegue em rodadas municipais e é complementada em torneios estaduais e regionais. Os melhores atletas e as equipes que mais se destacam nas disputas regionais conquistam vagas para a etapa nacional.
O envolvimento dos trabalhadores da indústria com os Jogos do SESI é resultado dos incentivos dados pelas empresas à prática do esporte. Os investimentos em atividades esportivas melhoram a qualidade de vida dos empregados e ajudam a desenvolver a criatividade, o espírito de equipe, a solidariedade, a perseverança e a liderança. Tais qualidades são decisivas para o aumento da produtividade das empresas.
INTEGRAÇÃO E PRODUTIVIDADE
"O trabalhador que pratica esporte falta menos e tem mais disposição para o trabalho, se relaciona melhor com seus colegas, superiores ou subordinados. Essas características ajudam a criar e manter ambientes saudáveis e produtivos nas empresas", afirma o gerente de Vida Saudável do SESI, Antônio Muzzi. É por isso que o SESI oferece às empresas uma série de serviços que estimulam a atividade física entre os funcionários. Em 2012, cerca de 700 mil trabalhadores participaram do programa de ginástica laboral e mais de 1,1 milhão de pessoas foram beneficiadas pelas atividades esportivas promovidas pela instituição.
Entre as empresas que participarão dos Jogos Nacionais do SESI, está a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Os trabalhadores da Copel disputarão provas de natação e tênis de campo. Com 9.340 funcionários espalhados pelos 399 municípios paranaenses, a empresa investe R$ 5 milhões por ano em ações que promovem a segurança, a saúde e a qualidade de vida dos empregados. Uma dessas iniciativas são os Jogos Internos da Copel, que ocorrem há 39 anos e reúnem, em média, 1.200 funcionários que competem em 35 modalidades esportivas.
"Os Jogos promovem a integração dos funcionários que trabalham em diferentes áreas e setores. Eles precisam se conhecer porque as ações feitas em Curitiba têm impacto sobre o interior do estado, e o que é feito no interior tem impacto em Curitiba", afirma José Roberto Lopes, assessor da diretoria de gestão corporativa da Copel.
Além disso, o investimento em qualidade de vida reduziu o número de faltas ao trabalho. Na Copel, o absenteísmo se mantém entre 1,5% e 2%. "É uma taxa baixa", avalia Lopes, ao falar da importância da prática de atividades físicas para a produtividade das empresas.
"É com muita alegria e orgulho que recebemos esses trabalhadores inscritos no evento. Esperamos que a cidade inspire os esportistas de tal forma que eles consigam atingir o máximo de seu desempenho e, assim, quebrem alguns recordes registrados anteriormente. E, mais do que isso, que o convívio proporcionado pelas competições favoreça a integração entre pessoas dos mais diversos estados, criando novas e fortalecidas amizades nascidas no Rio", diz o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, anfitrião do evento.
EDIÇÕES ANTERIORES
O SESI realiza os Jogos Nacionais desde 1947 com o objetivo de promover a qualidade de vida do trabalhador e elevar a produtividade das empresas. Na edição de 2009, realizada em Manaus (AM), participaram 700 trabalhadores. Em Bento Gonçalves (RS), em 2010, foram 1.020 atletas. Em 2011, na Bahia, participaram 1.087 trabalhadores. No ano passado, em Goiânia, a competição reuniu 1.023 trabalhadores de 247 empresas.
Fiems/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito