Vigilância em Saúde Ambiental realiza treinamento para controle de escorpiões
Brasil - Cursos Técnicos - Vigilância Toxicológica
Foto:SXC
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental (CVA), através do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox), realizou entre os dias 05 e 09 de agosto uma capacitação do Ministério da Saúde para o controle de escorpiões, em Campo Grande.
O Treinamento contou com a participação de 40 profissionais de 30 municípios de Mato Grosso do Sul e objetivou capacitar os participantes a identificar, coletar e tomar providências em casos de acidentes com o animal. O Curso foi ministrado na Escola de Saúde e os alunos tiveram a oportunidade de sair a campo para coletar os animais. Cerca de 40 escorpiões foram encontrados.
De acordo com Karyston Adriel da Costa, coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, a população do interior do Estado é beneficiada com essa capacitação, pois ao difundir a informação, os riscos de acidentes são minimizados. “Quando um técnico identifica que tipo de escorpião causou um acidente, conseguimos dar uma conduta médica melhor. Se o animal não é identificado, temos que fazer vários questionamentos quanto a cor, tamanho, condição do local da picada e isso é mais lento. Há um ganho na saúde pública. Tentamos treinar a ponta para identificar o caso e dar os direcionamentos corretos”, afirma.
Picada
O biólogo do Civitox, Isaías Pinheiro, alerta para os riscos de uma picada de escorpião. “Temos que ter uma preocupação maior com as crianças. Menores de sete anos, se não forem atendidos rapidamente podem vir a óbito. Adultos são mais resistentes em função da massa corporal. Qualquer pessoa, ao ser picada, tem que ser conduzida a uma unidade de saúde o mais rápido possível para atendimento”. Pinheiro destaca ainda que, se possível, é de grande valia coletar o animal para que seja identificada a espécie e, em função disso, providenciar o atendimento mais adequado.
Em 2011 foram registrados pelo Civitox 193 acidentes, enquanto em 2012 o número subiu para 308 notificações, um aumento de 59,5%. Para mais informações e em caso de acidentes ligue para o Civitox no telefone 0800 722 6001. O Centro funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Notícias MS/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão