Aquário do Pantanal vai proporcionar avanços na pesquisa da aquicultura de MS
Estado - Investimento - Cultivo de Pescado
Foto:Rachid Waqued
O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, ressaltou a importância da construção de um centro específico e especializado para realização de pesquisa na aquicultura de Mato Grosso do Sul, durante lançamento de edital para concessão de área para cultivo de pescado no Estado.
Para o ministro a obra do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ictiofauna Pantaneira, conhecido como Aquário do Pantanal, é fundamental, além de estar sendo construída para os brasileiros de Mato Grosso do Sul. “Este Centro será um grande banco genético das espécies do pantanal. Vamos conhecer todos os genes do DNA destes peixes, nós vamos garantir que elas [espécies] guardadas devidamente, mesmo que haja sobrepesca, catástrofe, pragas, doenças, sejam preservadas para a posteridade independente das espécies. É isso que nós estamos fazendo no nosso Mato Grosso do Sul, cuidando do nosso paraíso, que é a nossa biofauna aquária”, detalhou o ministro da Pesca.
Os estudos realizados no maior aquário de água doce do mundo, o Aquário do Pantanal, contarão com o maior laboratório do Brasil para estudos e pesquisas envolvendo peixes do ecossistema regional, tornando-se referência internacional de pesquisadores e cientistas. “Não parece, mas os cientistas dizem que nas águas existem inúmeros micróbios, vírus e bactérias. Os cientistas dizem que se nós colocarmos um ao lado do outro, deixaria para trás as 200 galáxias mais próximas da nossa; que pesados, eles somam mais que 300 milhões de elefantes africanos. Vale lembrar ainda que ocorre nas águas do mundo cerca de 100 centilhões de infecções por segundo de tal maneira que é importante ter a pesquisa do nosso lado”, completou o ministro.
“Apesar de a China ter uma produção maior de peixe, em contrapartida o país é campeão do consumo de antibiótico. “Os japoneses, por exemplo, não gostam de consumir os peixes produzidos em seu país e em outros 'tigres asiáticos'. Se a produção é feita de qualquer maneira, você tem quantidade, mas cai a qualidade”, explicou Marcelo Crivella.
No Aquário do Pantanal vão ser construídos um Centro de Pesquisa em Biodiversidade Aquática e uma Biblioteca Digital, os quais ampliarão consideravelmente a infraestrutura existente para estudos científicos em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o governador André Puccinelli, no Centro de Pesquisa serão desenvolvidos trabalhos visando ampliar o conhecimento sobre a fauna e a flora aquáticas existentes no Estado e promovendo o seu uso econômico, garantindo sua sustentabilidade e preservação. “No ano que vem, nós estaremos inaugurando o CEPRIC, Centro de Estudos e Pesquisa da Ictiofauna Pantaneira, popularmente chamado de Aquário do Pantanal. Seis universidades do mundo integram-se para conhecer o nosso Centro de Estudos. Receberemos ainda este mês uma delegação de japoneses que solicitou uma visita. Vislumbra-se que o Mato Grosso do Sul, sem sombra de dúvidas, se apropriará definitivamente da “grife” Pantanal e terá no singelismo do povo, o Aquário do Pantanal, um Centro de estudos e manutenção da ictiofauna pantaneira para que os estoques pesqueiros em nossos rios possam ser bem mediados por uma lei estadual que está florescendo. A universidade é fundamental para estar do nosso lado", finalizou Puccinelli.
Os trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a serem feitos no Aquário do Pantanal compreenderão desde a pesquisa básica, como levantamento da biodiversidade aquática, até bioprospecção e manejo.
Notícias MS/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão