Domingo 02/11/2025 19:31

Emoção contagia sala de audiência em Camapuã

Comportamento - Investigação de Paternidade

Foto:Divulgação

Era para ter sido apenas mais uma audiência em Ação de Investigação de Paternidade, em trâmite na 2ª Vara Cível de Camapuã, contudo uma situação inusitada transformou a audiência e emocionou os presentes.

Aos 55 anos de idade, Adilson pretendia ser reconhecido como filho de alguém já falecido. Do outro lado, seis possíveis meio-irmãos: Eliana, Elinalda, Francisco, Helia, Eliane e João. Este último, portador de necessidades físicas especiais. Todos adultos, de meia-idade acima.

O processo, nascido no final de abril deste ano, foi incluído em pauta de audiência de tentativa de acordo logo no primeiro despacho, deixando eventual momento contencioso para depois, caso não houvesse conciliação. Todos os envolvidos compareceram, mesmo aqueles que residiam em outras cidades, o que já era admirável, por não ser a presença obrigatória.

Em sua narrativa, Adilson descreveu as dificuldades pelas quais passou ao longo de sua infância, privado do convívio do pai, tendo que trabalhar desde cedo como engraxate para auxiliar no sustento da casa. Situações e privações pelas quais passam tantas crianças afastadas do convívio familiar.

Após as partes serem esclarecidas sobre a possibilidade e as vantagens do acordo, inclusive sobre a utilização do exame de DNA para a solução do caso, o juiz Deni Luis Dalla Riva, que presidia a audiência, indagou aos envolvidos sobre o que pretendiam, ouvindo como resposta de todos os acionados de que reconheciam o autor como irmão, já que o falecido sempre o reconheceu como filho, dispensando até mesmo o exame de DNA.

Chamava atenção, àquela altura, a serenidade e maturidade da opção. Todos eram pessoas muito simples, mas seguras do que faziam. Nenhuma palavra havia sido proferida acerca dos bens deixados pelo pai, mesmo estando em curso Ação de Inventário na Comarca, em uma clara sinalização de que existia uma motivação extrapatrimonial, sentimental, afetiva, por trás daquele gesto acolhedor, sendo irrelevante o fato de que o novo irmão viria a compartilhar dos bens da herança.

No entanto, em mais um ato de puro amor e de espontaneidade dos envolvidos, Adilson rompeu o silêncio que antecedia o final da audiência e de maneira simples e direta, como são os gestos verdadeiros, disse que sua parte da herança gostaria de “abrir mão para o João”, seu novo irmão cadeirante.

Imediatamente, teve início um choro compulsivo de toda a família. Em seguida, alguns estenderam a mão para Adilson. As irmãs arriscaram um carinho em sua cabeça. Outros fizeram comentários breves sobre sua semelhança com o pai falecido. Todos espelhavam semblante de profunda alegria com o novo irmão, o mais velho deles, como se o elegessem seu novo ‘pai’. Ainda tiveram tempo de ouvir do promotor Douglas Silva Teixeira dizer que deveriam aproveitar a oportunidade que a vida lhes deu e viverem como família.

Poder Judiciário/RMC

Investigação de Paternidade, Presença Obrigatória, Convívio Familiar, DNA

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,200
Franco suíço 6,693
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens