Sábado 01/11/2025 23:20

Rede de Saberes promove Oficinas para a formação de acadêmicos indígenas

Estado - Cooperação Técnica - Formando Índios

Foto: racismoambiental.net.br

O Programa Rede de Saberes, financiado pela Fundação Ford, promoveu nos dias 2 e 3 de agosto, três oficinas que trataram de temas que contribuem na formação de acadêmicos indígenas.

O encontro teve o objetivo de sensibilizar e estimular estudos e debates entre os acadêmicos indígenas, suas comunidades e organizações sobre o papel dos conhecimentos tradicionais em sua formação profissional e a possibilidade de um diálogo intercultural entre os saberes indígenas e os saberes que aprendem em seus cursos. Esta articulação entre os diferentes conhecimentos visam contribuir na resolução das demandas e problemas contemporâneos que se apresentam aos povos indígenas.

Em Dourados, foram oferecidas duas oficinas. A oficina sobre Direito Indigenista abordou o processo histórico que promoveu a criação de legislações nacionais e internacionais específicas que regem as diferentes situações que envolvem os povos indígenas sob a perspectiva do respeito à grande diversidade sóciocultural que os diferenciam da sociedade envolvente.

Paralelamente, na oficina que tratou da temática da Saúde, o destaque foi a discussão de como atender as comunidades indígenas, considerando os conhecimentos relacionados à promoção de bem estar acumulados pelas diferentes etnias existentes no País.

Em Aquidauana, onde foi tratada a temática relacionada às Ciências Agrárias, foram discutidos temas sobre como aproveitar e valorizar os conhecimentos que os povos indígenas dominam sobre aspectos relacionados à produção de alimentos, cuidado com a terra, segurança alimentar, articulando com os conhecimentos obtidos nas universidades, visando garantir a melhoria da qualidade de vida e bem estar das comunidades.

Além dos assessores externos, participaram das atividades acadêmicos das etnias Terena, Guarani, Kaiowá, Kinikinau, Kadiweu, Xavante e Bororo, representando a UEMS, UCDB, UFGD, UFMS e Unigran, e egressos da enfermagem e biologia da UEMS, que partilharam conhecimentos e saberes, que conformam nova perspectiva na promoção da saúde, garantia de direitos e uso da terra mais adequado à atualidade.

Para a professora Luciane Ouriques, que foi uma das assessoras nas discussões sobre saúde, estas oficinas “apontam para a formação de recursos humanos que respeitem as diferenças culturais, epidemiológicas, geográficas, e vejam os povos indígenas como parceiros” nas diversas áreas de conhecimento. Para a acadêmica Carolina, “a universidade deve ir até as aldeias e o povo indígena tem muito a oferecer sobre conhecimento em saúde”.

 

Brasiluza Neves/Notícias MS/JE

Programa Rede de Saberes, Fundação Ford, oficinas, acadêmicos indígenas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,677
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens