Sexta-Feira 11/07/2025 14:23

Leitura e produção textual ajudam reeducandos a buscarem novas perspectivas de vida

Social - Vida Longe da Criminalidade

Foto:Divulgação

“Ler é sonhar pela mão de outrem”. A frase do poeta e escritor português Fernando Pessoa (1888-1935) resume a sensação e as possibilidades proporcionadas pela leitura. E esse prazer de viajar pelo mundo dos livros consegue se tornar ainda mais instigante quando somado ao poder libertador da escrita, principalmente para aqueles que passam os dias cercados pelos muros de uma prisão.

Assim é o projeto “Literatura uma porta aberta para o futuro” que está sendo realizado pelo Estabelecimento Penal Masculino de Coxim, estimulando os reeducandos a não só sonharem, mas acreditarem nas possibilidades de uma vida longe da criminalidade.

A ação acontece há cerca de um mês, sendo coordenada pela poetisa e produtora cultural local Gleycielli Nonato, vencedora da 25º Noite Nacional de Poesia e autora do livro “Índia do Rio”. A iniciativa consiste no empréstimo de obras literárias aos internos e na produção de textos sob orientação, sendo desenvolvida três vezes por semana no período matutino. “Cada semana, eles trabalham com um estilo textual diferente, produzindo desde gibis, histórias infantis a romances e letras de músicas”, comenta Gleycielli. Dezesseis custodiados participam dos trabalhos.

Na opinião diretor do estabelecimento prisional, Edilson Ferreira, assim como as demais atividades laborais da unidade penal, a leitura e a escrita também ajudam a retirar os apenados do ócio. “E isso contribui e os prepara para o retorno social”, destaca.

Marcado pelo pensamento positivo e pela criatividade, o reeducando Fábio Ferreira Dias, 35 anos, é um dos que estão se destacando no projeto. Para ele, o projeto serve como uma terapia, possibilitando trabalhar os sentimentos que vêm à tona nesse período de encarceramento. “Ocupa a mente e se torna uma responsabilidade no dia a dia”, enfatiza. O interno destaca o exemplo da poetisa em proporcionar esse ensinamento a eles. “Ela transmite confiança e interesse em ver a evolução dos alunos. Sua força de vontade e humildade vence todos os preconceitos, mostra que todos temos o direito a uma nova chance”, afirma.

“O ‘curso’ é uma luz nesse lugar, é um jeito de expressarmos nossos sentimentos, bons ou ruins, além de ser uma porta que se abriu para aqueles que não sabiam que tinham essa facilidade com as palavras”, ressalta o custodiado Wevilis Thiago dos Santos Souza, 18 anos, que busca na “sensibilidade apurada” a inspiração para escrever seus textos.

Já o interno Aglaeldo de Araújo, 32 anos, encontrou no projeto de literatura um incentivo para melhorar o comportamento. Com vários problemas disciplinares registrados, foi percorrendo o universo das histórias e da expressão das sensações que o recluso percebeu a importância de se construir uma vida melhor. “Graças à dedicação da professora Gleycielli, aprendemos valores e que só temos a ganhar com isso”, afirma.

Conforme a idealizadora do projeto, a ideia é reunir as melhores criações em um livro. “O resultado da produção de cada dois semestres será publicado com financiamento do Conselho da Comunidade de Coxim”, informa a poetisa. O material será entregue aos internos e distribuído também a bibliotecas públicas e de unidades penais. A proposta é que mil obras sejam publicadas.

Notícias MS/RMC

Sensibilidade Apurada, Produtora Cultural, Obras Literárias, Criminalidade, Prisão

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens