Segunda-Feira 13/10/2025 22:38

As multinacionais e o jeitinho brasileiro

Brasil - Negócios - Estratégias de Negócios

No caso da área de alimentação, os desafios - e as chances de tropeços - são ainda maiores. Por isso, se multiplicam os exemplos já clássicos nesse setor.

A Arby‘s nunca conseguiu emplacar por aqui seus sanduíches de rosbife. Abriu e fechou suas lojas num curto espaço de tempo. Depois de uma chegada retumbante, a Pizza Hut encolheu e foi obrigada a mudar seu modelo de negócios mais de uma vez.

A KFC também amargou dificuldades para fazer os consumidores aceitarem os pratos à base de frango frito. Outra rede, a Subway criou um formato de lojas e um cardápio próprios para o país e começa a deslanchar depois de quase 20 anos no Brasil, conforme mostrou reportagem do Brasil Econômico na edição de 21 de junho. Agora, esse modelo está sendo exportado até para a matriz.

O que há de comum em todas essas experiências é um erro aparentemente óbvio, mas repetido com uma frequência surpreendente pelas multinacionais: o desconhecimento sobre a cultura e o mercado de outros países.

Para alguns especialistas, esse descuido pode ser fatal para os negócios. Um conhecido consultor em estratégias de negócios, o sueco Claos Möller, abordou o tema de forma irônica: “Nesses tempos de globalização, nem todas as empresas precisam ter capacidade de adaptação a novos mercados; apenas aquelas que querem continuar vivas”, afirmou ele anos atrás.

Grandes organizações insistem em trazer modelos consagrados lá fora para o Brasil, como se a transposição fosse automática. É algo que poderia ser classificado de “síndrome da liderança”.

Trata-se de replicar os fatores de sucesso ao longo do tempo e para todas as situações, sem se atentar que as mudanças no cenário econômico são contínuas e inevitáveis, os hábitos dos consumidores evoluem permanentemente e são diferentes em cada região.

Não entender esse princípio básico levou a Walmart a uma decisão folclórica quando abasteceu suas primeiras lojas no Brasil com artigos de golfe e até acessórios para caminhadas na neve - tudo isso disponível numa unidade de Osasco, na Grande São Paulo.

Afinal, pensavam os executivos da matriz, se isso nos levou ao posto de maior empresa varejista no mundo, por que não daria certo no Brasil? O raciocínio é torto, mas a autossuficiência das grandes organizações e os modelos engessados levam os dirigentes a cometer erros primários.

É o momento certo para empresários e executivos brasileiros aprenderem essa lição, já que o processo de internacionalização das companhias nacionais ganhou um ritmo inédito nos últimos anos.

brasileconomico.ig.com/KF

estratégias de negócios, globalização, empresas, novos mercados, consumidores

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens