Sábado 07/06/2025 19:45

Atrasos preocupam às vésperas da Páscoa

Brasil - Economia - Multimodalidade

Afonso Pena tem mais um dia de voos atrasados e cancelados. Neblina e sistema em manutenção podem causar problemas durante feriado.

Às vésperas do feriado de Páscoa, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, registrou ontem índices de atrasos e cancelamentos de voos cerca de três vezes superiores à média brasileira. O problema acontece por causa do nevoeiro intenso somado à manutenção de um componente que auxilia pousos e decolagens em situações de pouca visibilidade. A situação traz apreensão para quem vai viajar no feriado, já que poderá haver novos problemas, dependendo da condição climática.

Até as 21 horas de ontem, 33 voos atrasaram (29% do total) no Afonso Pena e outros 17 foram cancelados (15%), principalmente pela manhã. A média brasileira estava em 11% de atrasos e 5% de cancelamentos. Desde sexta-feira, 30 voos foram cancelados no aeroporto da capital paranaense. 

A categoria do ILS (Instrument Landing System), aparelho que permite pousos e decolagens em condições de pouca visibilidade, foi rebaixada de 2 para 1, pois lâmpadas do sistema de luz ALS (Approach Lights System) queimaram. Há dez dias, o sistema passa por reparos durante as madrugadas. A previsão é de que a manutenção seja concluída no próximo sábado. 

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto abriu para decolagens às 07h45 e às 09h10 foi aberto para pousos. De acordo com o órgão, o nevoeiro foi tão intenso que é possível que nem com o ILS 2 os pousos e decolagens fossem possíveis. Está em discussão a aquisição do ILS 3, que permite que os aviões se aproximem da pista com pouca ou nenhuma visibilidade, mas ainda não há previsão. 

A Infraero informou que historicamente o Afonso Pena tem queda no número de passageiros na Páscoa. A média de 20 mil passageiros por dia, entre embarques e desembarques, deve se manter até amanhã. Para o período entre quinta-feira e sábado há 120 solicitações de cancelamentos de voos. 

Estrutura - O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias indica uma série de problemas na infraestrutura dos aeroportos brasileiros e diz que as instalações não acompanharam o aumento de passageiros. Outra preocupação é com o número de profissionais. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, as em­­presas têm investido na contratação de mais funcionários. 

A assessoria da Agência Nacio­nal de Aviação Civil (Anac) nega a possibilidade de caos aéreo. Núme­ros apresentados pelo órgão indicam que, apesar do aumento de 2 milhões de passageiros em dezembro de 2010 na comparação com o mesmo mês de 2009, os índices de atrasos e cancelamentos se mantiveram constantes no período. 

As companhias também dizem estar preparadas para o feriado. Segundo a assessoria da Gol, a companhia irá reforçar a equipe em diversas áreas, como aeroportos, coordenação de voos, planejamento de malha, tripulações comerciais e técnicas, além da Central de Relacionamento com o Cliente. Já a TAM informa que programou 20 voos extras para o período de quarta a segunda-feira e que quatro aeronaves de reserva estarão posicionadas, além de equipes extras de profissionais.

Gazeta do Povo - PR

Vésperas do Feriado, Páscoa, Aeroporto Internacional

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens