Atrasos preocupam às vésperas da Páscoa
Brasil - Economia - Multimodalidade
Afonso Pena tem mais um dia de voos atrasados e cancelados. Neblina e sistema em manutenção podem causar problemas durante feriado.
Às vésperas do feriado de Páscoa, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, registrou ontem índices de atrasos e cancelamentos de voos cerca de três vezes superiores à média brasileira. O problema acontece por causa do nevoeiro intenso somado à manutenção de um componente que auxilia pousos e decolagens em situações de pouca visibilidade. A situação traz apreensão para quem vai viajar no feriado, já que poderá haver novos problemas, dependendo da condição climática.
Até as 21 horas de ontem, 33 voos atrasaram (29% do total) no Afonso Pena e outros 17 foram cancelados (15%), principalmente pela manhã. A média brasileira estava em 11% de atrasos e 5% de cancelamentos. Desde sexta-feira, 30 voos foram cancelados no aeroporto da capital paranaense.
A categoria do ILS (Instrument Landing System), aparelho que permite pousos e decolagens em condições de pouca visibilidade, foi rebaixada de 2 para 1, pois lâmpadas do sistema de luz ALS (Approach Lights System) queimaram. Há dez dias, o sistema passa por reparos durante as madrugadas. A previsão é de que a manutenção seja concluída no próximo sábado.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto abriu para decolagens às 07h45 e às 09h10 foi aberto para pousos. De acordo com o órgão, o nevoeiro foi tão intenso que é possível que nem com o ILS 2 os pousos e decolagens fossem possíveis. Está em discussão a aquisição do ILS 3, que permite que os aviões se aproximem da pista com pouca ou nenhuma visibilidade, mas ainda não há previsão.
A Infraero informou que historicamente o Afonso Pena tem queda no número de passageiros na Páscoa. A média de 20 mil passageiros por dia, entre embarques e desembarques, deve se manter até amanhã. Para o período entre quinta-feira e sábado há 120 solicitações de cancelamentos de voos.
Estrutura - O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias indica uma série de problemas na infraestrutura dos aeroportos brasileiros e diz que as instalações não acompanharam o aumento de passageiros. Outra preocupação é com o número de profissionais. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, as empresas têm investido na contratação de mais funcionários.
A assessoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nega a possibilidade de caos aéreo. Números apresentados pelo órgão indicam que, apesar do aumento de 2 milhões de passageiros em dezembro de 2010 na comparação com o mesmo mês de 2009, os índices de atrasos e cancelamentos se mantiveram constantes no período.
As companhias também dizem estar preparadas para o feriado. Segundo a assessoria da Gol, a companhia irá reforçar a equipe em diversas áreas, como aeroportos, coordenação de voos, planejamento de malha, tripulações comerciais e técnicas, além da Central de Relacionamento com o Cliente. Já a TAM informa que programou 20 voos extras para o período de quarta a segunda-feira e que quatro aeronaves de reserva estarão posicionadas, além de equipes extras de profissionais.
Gazeta do Povo - PR
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão