Quinta-Feira 25/04/2024 07:04

MS vai mapear áreas de risco para ações preventivas de defesa civil

Desenvolvimento - Social

O governo estadual, em parceria com as prefeituras, vai elaborar um mapeamento de áreas consideradas de risco em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. O levantamento atende às normas do novo Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) e servirá de base para projetos de prevenção de desastre.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MS) está enviando a todos os prefeitos a solicitação de entrega do levantamento em um prazo de 60 dias. Cada prefeitura deverá criar um grupo de trabalho e dar início imediato ao mapeamento, identificando e tipificando a existência lugares que, em decorrência de eventos adversos como escorregamentos ou deslizamentos, alagamentos, inundações graduais e bruscas, ou erosões, podem vir a sofrer danos humanos, materiais e ambientais, e prejuízos econômicos e sociais.

“A equipe de estudo deverá ter ao menos um integrante da defesa civil municipal e técnicos especializados de órgãos como Secretaria de Obras e de Planejamento, porque o levantamento requer esses conhecimentos”, explica o coordenador da Cedec, coronel Ociel Ortiz Elias.

Ao identificar um potencial ponto de risco, o mapa deverá apresentar também o número de residências e de pessoas que habitam nessas áreas, e um plano de contingência para ser colocado em prática em caso de desastre. “Nós vamos auxiliar os municípios que ainda não tiverem pronto e tiverem dificuldade na elaboração do plano”, diz o coordenador.

Depois de receber as informações individuais de cada município, a Cedec vai elaborar o mapa de Mato Grosso do Sul, que precisa ser enviado até junho a Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.

Todo esse trabalho já era considerado necessário, mas ganhou força com a nova legislação do Sistema Nacional de Defesa Civil, publicada no fim de 2010. Municípios e Estados precisam atender o que estabelece a lei federal nº 12.340, para se enquadrar nos critérios sobre transferências de recursos para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução nas áreas atingidas por desastre.

Na comunicação enviada às prefeituras, o Estado destaca dois resultados principais do levantamento. Um deles é que o estudo vai auxiliar os órgãos municipais responsáveis pelo planejamento de ocupação e uso do solo na apresentação de projetos de obras preventivas que ajudem a minimizar ou extinguir o impacto dos eventos adversos em áreas vulneráveis. “O Ministério da Integração tem recursos para essas ações. De modo geral, no Brasil, se tem usado muito mais os recursos para reconstrução, mas há dinheiro que pode ser investido em projetos para reverter uma situação de risco potencial”, orienta o coronel Elias.

Nessa categoria, incluem-se iniciativas como a contenção de encostas para evitar deslizamento; implantação de sistemas de drenagem para acabar com alagamentos; implantação de estruturas de barreira que impeçam rios de transbordar para  cidade (como no projeto de construção do dique de Porto Murtinho) e também projetos de construção de moradias para remover famílias de lugares onde for constatado que a transferência é a melhor solução.

Tomando por base ocorrências já verificadas em Mato Grosso do Sul, o coordenador da Cedec cita os casos da Lagoa do Sapo, no centro de Batayporã, que sabidamente transborda pelo acúmulo de enxurrada e águas pluviais em época de muita chuva, e de uma região de olaria no Porto Morumbi, em Eldorado, ameaçado sempre que há subida do nível do rio Paraná.

O segundo aspecto é subsidiar a confecção de planos de contingência para atuação em casos de desastre, e dar conhecimento aos moradores dessas áreas sobre os riscos em potencial a que eles estão expostos. Até mesmo iniciativas desse tipo são mais bem amparadas com um estudo técnico de risco. É possível, por exemplo, pagar temporariamente um aluguel social a famílias que precisam ser retiradas de lugares onde for identificado risco iminente.

noticias.ms.gov.br

Campo Grande, MS, Defesa Civil, Mapear

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens