Quarta-Feira 05/11/2025 02:30

Pela primeira vez, Brasil sedia fórum internacional sobre desenvolvimento social

Mundo - Desenvolvimento Social - Melhorar a Qualidade de Vida

 O reconhecimento internacional dos esforços do Brasil para reduzir a miséria, combater a fome e melhorar a qualidade de vida dos mais pobres levou o Brasil a sediar o 5º Fórum Ministerial de Desenvolvimento, que começa hoje (29) e vai até quinta-feira (31), em Brasília. Os últimos quatro fóruns ocorreram em Nova York, nos Estados Unidos. O Brasil é o primeiro país em desenvolvimento a sediar o evento.

Nos últimos nove anos, o Brasil passou a receber delegações de várias partes da América Latina e da África interessadas em conhecer os programas de transferência de renda e o benefício de prestação continuada, entre outros. Os programas Fome Zero e Bolsa Família, além do Plano Brasil sem Miséria, são os destaques dos projetos sociais no exterior, segundo especialistas.

O secretário executivo adjunto do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcelo Cardona, disse à Agência Brasil, que durante o fórum o principal objetivo é trocar experiências bem-sucedidas entre o Brasil e mais 29 países que participam das discussões. Segundo ele, o segredo brasileiro se sustenta no esforço conjunto e nas parcerias públicas e privadas.

“Essa troca de experiências entre os países é absolutamente necessária, pois nos faz aprimorar e aperfeiçoar os trabalhos”, disse Cardona. “É importante entender, por exemplo, que [devido à] realidade do Brasil com sua multiplicidade de culturas, conhecimentos, vegetação e modo de vida, nem sempre o que é feito aqui é autoaplicável em outros países.”

Cardona reiterou que há uma certeza entre os que atuam em políticas públicas no Brasil: as parcerias públicas e privadas sustentam boa parte da estrutura operacional dos programas e planos em execução no país. “Sempre destaco o papel das parcerias. Elas são fundamentais e falo não só das públicas, como das privadas, muitos supermercados estão conosco, por exemplo”, disse.

O secretário acrescentou ainda que os estrangeiros que procuram conhecer os programas desenvolvidos no Brasil sempre fazem a mesma pergunta: “Como vocês conseguem implementar essas ações em um país tão grande?”. De acordo com Cardona, as políticas públicas de distribuição de renda funcionam porque há uma interface entre vários setores do governo – nos níveis federal, estadual e municipal –, além do apoio de organizações não governamentais e da iniciativa privada.

“Vamos fazer uma avaliação completa sobre as ações do governo no último dia do fórum. As políticas públicas em execução atendem a vários públicos e diferentes camadas da população, há idosos, pessoas com deficiência e famílias que têm uma renda mínima inferior a R$ 70 por mês, isso tudo será mostrado”, ressaltou.

administradores.com/KF

melhorar a qualidade de vida, combater a fome, miséria, modo de vida, políticas públicas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,397
Euro 6,202
Franco suíço 6,667
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens