Sábado 27/04/2024 01:22

Senai de Dourados passa a contar com microdestilaria didática de etanol

Ações Públicas - Qualificação Profissional

Durante cerimônia realizada nesta segunda-feira (24/01) no Sesi de Dourados, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, entregou ao Cetec Senai Dourados a microdestilaria didática de etanol para atender a demanda de formação de profissionais do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul. “Estamos buscando fomentar as potencialidades de cada região e, no caso de Dourados, o destaque vai para o setor sucroenergético. Por isso, entregamos essa planta didática para facilitar na formação de trabalhadores”, disse.  

Sérgio Longen acrescenta que o Sistema Fiems precisa construir ações que consolidem as indústrias que estão instaladas no Estado e também para atrair aquelas que têm interesse de vir para Mato Grosso do Sul. “O município de Dourados passa por um momento muito importante e por isso precisamos unir esforços para que ele se desenvolva no ritmo do resto do Estado”, destacou, informando que a microdestilaria didática de etanol reproduz, em escala duas mil vezes menor que uma usina normal, todo o processo industrial de processamento e destilaria de etanol.  

Para o presidente da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda Filho, o Brasil é hoje uma potência mundial na produção e no consumo de etanol e bioenergia e o Estado está aproveitando esse momento. “Já temos 21 usinas em operação e mais três que devem entrar em operação ainda neste ano. Hoje temos área de 400 mil hectares plantadas com cana-de-açúcar e mais 6 milhões de hectares que podem ser destinadas para essa cultura. Os mercados interno e externo estão em crescimento e por isso é importante essa iniciativa do Sistema Fiems”, analisou.  

Roberto Hollanda ressalta ainda que para este ano o setor sucroenergético vai gerar mais 3 mil empregos diretos e essa mão-de-obra precisa ser qualificada, chegando na hora certa essa nova ferramenta do Senai. “Muito obrigado ao presidente da Fiems, Sérgio Longen, por esse presente que é a microdestilaria didática de etanol. A Biosul só pode prometer que vai retribuir esse investimento com a geração de mais empregos e também mais impostos para o Estado”, reforçou. 

O empresário Werner Semmelroth, da Usina Laguna, também pontuou que a falta de mão-de-obra qualificada é o principal gargalo do setor em Mato Grosso do Sul. “A necessidade do setor por trabalhadores capacitados é muito grande, principalmente aqui em Dourados, que hoje é o centro de uma região que concentra 60% do setor sucroalcooleiro do Estado, fixando-se como pólo na área de tecnologia. A implantação dessa microdestilaria didática de etanol vem para somar a tudo que o setor disponibiliza hoje na questão de qualificação de profissional”, disse, prevendo que a planta didática vai atender a demanda da área industrial e que será uma excelente ferramenta para o setor.  

Qualificação  

O diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, informa que a microdestilaria será utilizada em cursos e treinamentos nas áreas de qualificação profissional, habilitação profissional, aperfeiçoamento profissional e aprendizagem industrial, além de contemplar os STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos) do setor sucroenergético. Ele ressalta que os profissionais formados pelo Cetec Senai Dourados terão um diferencial competitivo para que possam atuar no mercado de trabalho, agregando valor aos cursos e serviços já oferecidos hoje pela instituição em todo o Estado no setor sucroenergético.  

O gerente do Cetec Senai Dourados, Gilberto Schaedler, destaca que, entre as facilidades, a microdestilaria de etanol dispensará as visitas técnicas nas usinas. “O aluno aprenderá todo o processo produtivo do etanol da mesma forma que em uma usina convencional, mas em menor proporção”, comentou, completando que a planta também poderá ser deslocada até o local de trabalho para treinamentos dos funcionários das usinas instaladas no Estado.  

Segundo o instrutor dos cursos de química e açúcar e álcool do Cetec Senai Dourados, Clauber Rodrigues, a microdestilaria será inserida nos cursos disponibilizados pela entidade em Dourados, além de ser utilizada na realização de pequenos serviços técnicos solicitados pelas usinas instaladas na região. Com relação ao funcionamento da planta didática, ele explica que o processo de produção do etanol começa na “moenda”, primeiro componente da destilaria que recebe a cana-de-açúcar para extrair o caldo.  

“Depois de extraído, o líquido vai para a decantação para ser separado o bagaço da cana-de-açúcar e, na sequência, o caldo é exportado até outro tanque para ser aquecido a 110º C, quando são eliminadas as bactérias e os germes presentes no caldo”, detalhou o instrutor, completando que, após esse aquecimento, a matéria-prima do álcool é resfriada para dar continuidade ao processo e, a partir daí, outra bomba pega o caldo e despeja para o processo de fermentação.  

Quase ao fim da produção, o líquido recebe leveduras e é fermentado, quando se acrescenta o caldo da cana puro para que o conjunto seja fermentado por quatro horas. Logo em seguida ele é centrifugado e tem as leveduras separadas, sendo que nessa etapa o líquido já se transformou em vinho e entra em uma última torre para ser novamente aquecido - dessa vez a 70º C - para se obter o álcool. “Todo o processo dura entre 10 e 12 horas e a microdestilaria pode produzir até 10 litros de álcool por hora”, informou Clauber Rodrigues.

Fiems

microdestilaria didática de etanol, formação de profissionais do setor sucroenergético

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens