Sábado 07/06/2025 16:46

Deputado Mabel quer detectores de metais em escolas

Brasil - Educação - Violência urbana

O deputado Sandro Mabel (PR-GO) disse hoje ter o apoio do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para votar projeto de sua autoria que prevê a instalação de detectores de metais nas escolas do País. "O presidente falou que conversaria com os líderes para votar a urgência esta semana e o projeto na semana que vem", informou.

O deputado deu a informação após ter pedido aos líderes do Senado, reunidos no gabinete da presidência da Casa, que também apoiem a proposta. Ele acredita que os líderes concordaram com o seu pedido. "Acho que é um projeto bom, se você checar a quantidade de armas, não só de fogo, mas também de armas brancas, como facas, punhais e canivetes, acho que isso dará mais tranquilidade a professores e alunos", alegou.

Sandro Mabel não soube precisar o custo da medida que, na sua opinião, pode ser implementado por etapas, começando pelas escolas maiores e com mais riscos. Ele reconhece que os detectores não impedirão, por exemplo, "que alguém jogue a arma por cima do muro". "Tudo isso é possível, mas a intenção é dificultar. Se tivesse um detector de metais na escola, ele teria mais dificuldade para entrar e fazer o estrago que fez", afirma, referindo-se a Wellington Menezes de Oliveira, que matou a tiros 12 alunos na escola Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro.

O deputado admitiu que teve ajuda financeira da indústria de armas na sua campanha, mas não soube dizer se há também fabricantes de detectores de metais. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele recebeu três contribuições da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições no valor total de R$ 160 mil.

Presente à reunião de líderes, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) informou que o procedimento na Casa, depois da Semana Santa, será o de priorizar a votação de propostas relacionadas à saúde e só depois as de segurança pública. "Todos os projetos da saúde serão votados, aprovados ou rejeitados, inclusive os que estiverem parados na comissão". Sobre os detectores de metais, ele reconhece que a medida não resolve a situação, mas que se trata de "uma contribuição, porque favorece a segurança".

Portal Exame

Brasil, Educação, Política, Violência urbana

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens