Sexta-Feira 22/08/2025 06:28

Aberto só até 20h, Aeroporto de Corumbá provoca críticas

Logística e Transportes - Transtornos por Restrição de Horário

O funcionamento do Aeroporto Internacional de Corumbá, um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, até as 20 horas apenas, está gerando críticas.

A reclamação é que, por conta do horário, passageiros que vão ao município para prestigiar eventos, por exemplo, acabam sem ter como viajar após esse horário.

Outra crítica é que o Aeroporto de Dourados, cidade que tem menor potencial turístico que Corumbá, é o único do interior a funcionar 24 horas.

O piloto comercial e proprietário de empresa de táxi aéreo, José Eduardo Rolim Júnior, comenta que já presenciou transtornos por causa da restrição do horário.

Segundo ele, o aeroporto tem totais condições para receber pousos e decolagens à noite como balisamento noturno. No entanto, os funcionários que auxiliam os pilotos não trabalham após o pôr do sol, diz.

“Isto é totalmente inviável, já que a cidade cresce muito, faz divisa com fronteira. E para pedir operar após as 20 horas é preciso passar por uma burocracia na (DECEA Departamento de Controle do Espaço) controlada pela FAB (Força Aérea Brasileira”, explicou.

Rolim explica que a maioria dos voos com destino a Corumbá são comerciais e, geralmente, clientes adotam o transporte para ganhar tempo. “Alguns casos são imprevisíveis e não se pode ficar à mercê de autorizações”, comenta.

Quem também faz críticas a situação é o deputado estadual Paulo Duarte (PT). “O aeroporto tem estrutura, iluminação e é subutilizado, o que é absurdo”, disparou, alegando que foram investidos, recentemente, R$ 20 milhões no local.

O petista condenou a aplicação do recurso enquanto o aeroporto segue no mesmo horário de operação o que, para ele, pode trazer prejuízos ao município.

“Alguém pode questionar que a minoria utiliza o avião, mas se uma cidade quer se desenvolver é preciso ter estrutura preparada”, pontuou, garantindo que vai cobrar da Infraero explicações sobre o caso.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Corumbá, Rodolfo Acef, revela que a Prefeitura reivindica que um voo da empresa Gol, que sai de Campo Grande com destino a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, faça escala em Corumbá.

A manobra serve como estratégia para gerar maior movimentação no aeroporto e forçar a Infraero a contratar mais pessoal para trabalhar.

Segundo Acef, uma consulta técnica apontou que é viável a escala e falta consultar a Gol. “A Infraero me pergunta qual a necessidade de o aeroporto funcionar 24 horas se tem apenas um voo diário. Por isto precisamos criar demanda”, explicou.

Do outro lado, a Infraero, por meio da assessoria de imprensa, comenta que a operação do aeroporto até as 20 horas se deve estritamente a falta de demanda por possuir apenas um voo diário. O restante do movimento é oriundo de voos comerciais.

Segundo a Infraero, pousos e decolagens depois das 20 horas são autorizados por meio de pedido de autorização ao DECEA. As exceções ficam por conta para aeronaves de emergência e ambulância.

Campo Grande News/Correio de Corumbá/JE

Infraero, DECEA, FAB, reclamação, restrição de horário, voos, aeroporto.

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,392
Euro 6,314
Franco suíço 6,698
Yuan 0,752
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens