Sexta-Feira 22/08/2025 10:56

Psiquiatras ensinam a lidar com medo, perdas e luto após tragédias

Brasil - Saúde - Bem Estar

De que forma o massacre de 12 adolescentes entre 12 e 14 anos ocorrido na última quinta-feira (7) no Rio de Janeiro afeta o cérebro dos envolvidos e de todos os brasileiros foi o tema do Bem Estar desta sexta–feira (8), que falou sobre medo, ansiedade, perdas e separações – e como superá-los.

O programa mostrou, ainda, que a dor e o sofrimento fazem parte da vida e que aprender a conviver com o luto é importante para seguir em frente. Para explicar como o corpo reage a situações de medo e estresse e quais comandos a mente dá para que as pessoas sobrevivam e suportem os momentos difíceis da vida, estiveram presentes no estúdio a psiquiatra forense Hilda Morana e o psiquiatra Marcelo Feijó.

Cerca de 5% da população brasileira tem algum transtorno de comportamento que inviabiliza a convivência social. Hilda explicou como identificar esses sinais e disse que crimes cometidos por doentes mentais são raros.

De acordo com a especialista, crianças muito inquietas, impulsivas e destemidas, que fazem intrigas e se tornam adolescentes isolados, alheios à realidade ou envolvidos com drogas, devem ser acompanhados de perto. Menores considerados estranhos precisam ser levados para uma avaliação psicológica.

Em todo o Brasil, a técnica da terapia comunitária, criada pelo psiquiatra Adalberto Barreto – que já participou do Bem Estar –, permite que os participantes exponham o que sentem e se recuperem mais rápido. O serviço é gratuito e pode ser encontrado no site da Associação Brasileira de Terapia Comunitária (Abratecom).

Segundo Barreto, sofrer sozinho é sofrer duas vezes. Quando o indivíduo se abre e fala sobre o que lhe aconteceu, sai da posição de vítima para uma posição de humanidade, de perceber que faz parte da existência perder, ganhar, se apegar e desapegar.

Em uma dessas rodas de conversa, em São Paulo, a repórter Marina Araújo viu que a cicatrização de uma ferida, a recuperação e a vida nova levam tempo. E que não há solução mágica ou imediata: é preciso esperar o tempo passar.

Ao vivo do Rio de Janeiro, Marina também entrevistou a presidente da Abratecom, Selma Hings, que ressaltou a importância dos encontros em grupos e da troca de experiências e afeto em períodos de dificuldade e sofrimento.

Como o cérebro reage

Em situações adversas, a região central do cérebro, que controla as emoções, fica em estado de alerta e dispara uma espécie de sinal para o restante do corpo. É liberada a adrenalina, uma substância que aumenta a frequência cardíaca e faz com que o sangue chegue mais rápido aos músculos.

A respiração se acelera e o corpo fica mais ágil e oxigenado. O cérebro libera, ainda, um hormônio chamado ACTH, que aciona a glândula suprarrenal (acima dos rins), que por sua vez ativa outro hormônio, o cortisol.

Ele faz com que o organismo tenha uma resposta mais prolongada, além de aumentar a produção de glóbulos brancos e anticorpos, reforçando o sistema de defesa. Com o metabolismo completamente modificado, a pessoa fica mais preparada para um momento de luta ou fuga.

G1

Hilda Morana, Rio de Janeiro, ansiedade, perdas e separações

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,392
Euro 6,314
Franco suíço 6,698
Yuan 0,752
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens