Segunda-Feira 09/06/2025 04:47

Brasil não aceitará mais Valcke como interlocutor para Copa, diz ministro

Brasil - Esporte - Copa do Mundo 2014

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou neste sábado (3) que o governo brasileiro não vai mais aceitar o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, como interlocutor para as negociações relacionadas à organização da Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil.

 

Na sexta, Valcke criticou duramente a atuação do Brasil e a demora na aprovação da Lei Geral da Copa, que estabelece regras para o mundial e tramita no Congresso Nacional. Valcke chegou a dizer que o país estava precisando de um ‘kick up in the backside’, expressão que pode ser traduzida como ‘chute no traseiro’.

 

‘As declarações do secretário da Fifa são inaceitáveis, dificultam o ambiente de cooperação e entendimento entre o Brasil, que é um país sério, e a própria Fifa, entidade organizadora’, afirmou Aldo Rebelo em coletiva de imprensa convocada para este sábado.

 

‘O governo brasileiro não pode receber esse tipo de comentário, de ofensa, sem dizer que é inaceitável. O governo não aceitará mais o secretário-geral da Fifa como interlocutor no plano do governo. Ele pode tratar de assuntos internos da Fifa, mas a interlocução com o governo não pode ser através de quem emite declaração desta natureza. Vou comunicar o presidente da Fifa, Joseph Blatter’, afirmou Aldo Rebelo.

 

Durante a coletiva o ministro não chegou a citar o nome do secretário e disse que as expressões usadas por ele são ‘impróprias’ e contradizem um relatório da própria Fifa divulgado em 17 de janeiro.

 

‘O governo se esforça para manter com a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) uma relação de cooperação respeitosa, não temos dado tratamento carregado de qualquer nível de desconfiança.’

 

Rebelo afirmou que acompanhou Valcke, que é de nacionalidade francesa, na última visita ao Brasil para acompanhar as obras. ‘Reuni no Ministério do Esporte, ofereci almoço na minha casa’, disse. ‘Temos tido atitude cordial, respeitosa, cuidadosa para dar aos visitantes um ambiente de bem estar e acolhida. Não podemos receber de volta um comentário ofensivo até de forma pessoal.’

 

O ministro afirmou que cabe à Fifa decidir se Valcke participará da próxima vistoria da Fifa às obras do Brasil para a Copa. O ministro reiterou, porém, que o secretário-geral da entidade não será recebido pelo governo, nem se emitir um pedido público de desculpas. ‘A Fifa continua tendo relação de alto nível de cooperação com o Brasil, que achamos necessária. Mas, do ponto de vista do governo, não vemos no secretário-geral esse interlocutor.’

 

‘Plano B’

 

Sobre a declaração de que o Brasil não tem plano B, Aldo afirmou que o país está organizando a Copa como outros países organizam a Copa e a Eurocopa. ‘A Ucrânia [um dos países-sede da Eurocopa deste ano] não está construindo dois estádios. Não dá para construir duas linhas de metrô. Nós não vamos construir um segundo Maracanã, um segundo Itaquerão’, disse.

 

Rebelo disse também que estádios como o Morumbi e a Arena do Palestra Itália também poderiam abrigar jogos, mas que eles não são tratados como plano alternativo. ‘O plano é fazer a Copa com essa estrutura. O plano é esse e acho que é um plano excelente, elogiado pela Fifa.’

 

Lei Geral da Copa

 

A votação do texto-base da Lei Geral da Copa na comissão especial da Câmara, realizada na última terça (28), foi anulada e será repetida na próxima terça (6). Segundo o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, houve desrespeito ao regimento interno da Casa.

 

A reunião da comissão especial da última terça ocorreu simultaneamente à sessão de votação do plenário da Câmara, o que não é permitido pelo regimento. Desse modo, o projeto será novamente apreciado antes da votação dos 10 destaques (propostas de alteração) à matéria.

 

Dois destaques apresentados são polêmicos e propõem proibir a venda de bebidas alcoólicas nos jogos do Mundial. O texto do relator autoriza a comercialização de todo tipo de bebida nos estádios durante o campeonato. A lei não estende a liberação para outros campeonatos de futebol. O Estatuto do Torcedor veta a presença nos estádios de ‘bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência’.

 

A liberação do álcool na Copa do Mundo é uma das exigências da Fifa, já que alguns patrocinadores do campeonato são empresas fabricantes de bebidas.

 

A previsão do governo é de que a votação da Lei Geral da Copa no plenário da Câmara ocorra na terceira semana de março.

 

G1

Copa do Mundo, Brasil, Lei Geral, Aldo Rebelo, Jérôme Valcke, Estádios

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens