Terça-Feira 10/06/2025 05:42

Fitch rebaixa Grécia por plano de troca de dívida

Mundo - Economia - Crise Grega

Agência de classificação de risco rebaixou a Grécia de ‘CCC’ para ‘C’, a menor nota acima do calote

A agência de classificação de risco Fitch cortou os ratings de longo prazo da Grécia nesta quarta-feira para a menor nota acima de calote, tornando-se a primeira agência a fazer um rebaixamento amplamente esperado após o país anunciar um plano de troca de títulos para aliviar o seu enorme endividamento.

A Fitch afirmou que a Grécia continuará designada como tendo tecnicamente entrado em default após a formalização da troca de títulos, mas que serão dados novos ratings aos novos títulos.

As três maiores agências de rating -Fitch, Moody’s e Standard & Poor’s- rebaixaram a Grécia em julho, quando um plano inicial de troca de dívida foi anunciado, e alertaram que as perdas para os credores privados causariam um calote temporário.

Como esperado, a Fitch rebaixou a Grécia de ‘CCC’ para ‘C’, e continuará com mais um rebaixamento para ‘calote restrito’ quando a troca de títulos for concluída.

A agência vai então reavaliar os ratings do país quando os novos títulos forem emitidos como parte da troca de dívida.

‘Isso resultará em um rating baixo e especulativo’, afirmou à Reuters o analista da Fitch Paul Rawkins após a reavaliação, notando que o rating influenciará as perspectivas econômicas do país e o novo perfil de dívida.

Ele acrescentou que o atual processo de rebaixamento foi em grande parte por procedimento, seguindo o caminho estabelecido pela agência em junho. Os ratings, que dão uma estimativa da capacidade de um credor pagar sua dívida, normalmente servem de guia para os investidores.

Os ministros das Finanças da zona do euro concordaram com um plano de resgate de 130 bilhões de euros para a Grécia na terça-feira para que o país evitasse um calote desordenado, incluindo uma troca de títulos para cortar 100 bilhões de euros da dívida grega.

Detentores de títulos vão assumir perdas de 53,5 por cento sobre o valor nominal de seus títulos gregos como parte da troca, com perdas reais de aproximadamente 74 por cento.

O Banco Central Europeu (BCE) concordou com um complexo plano para garantir que os títulos possam ser usados como garantias em suas operações de empréstimo durante o processo de troca.

A Grécia tomará um empréstimo do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF, na sigla em inglês) que virá em forma de títulos do EFSF. Esses títulos passarão para o BCE e serão colocados em um conta especial, em caso de qualquer perda em garantias durante o curto período de troca dos títulos.

 

 

Portal Exame / M.V.

Mundo, Economia, Crise Grega, Plano, Troca de Dívida, Rebaixamento da Grécia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens