Aprovação da Ficha Limpa pode gerar corrida aos tribunais
Estado - Política - Barrar Candidaturas de Fichas-Sujas
Parlamentares, advogados e dirigentes partidários de Mato Grosso do Sul preveem uma verdadeira corrida aos tribunais para barrar candidaturas de fichas-suja nas eleições municipais.
Para eles, a recente validação da regra e dúvidas em torno da Lei da Ficha Limpa deverão aumentar o número de processos. No último pleito, em 2010, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) recebeu 112 pedidos de impugnação contra candidaturas.
“Por ser o primeiro ano da consolidação da lei, acredito que muitas impugnações serão colocadas”, disse o presidente regional do PT, Marcus Garcia. Ele, entretanto, fez questão de avisar que o partido “não criará factóides políticos” ao questionar candidaturas só para gerar instabilidade entre os adversários.
Presidente regional do PMDB, Esacheu Nascimento, acredita na ampliações de ações justamente para enfraquecer candidaturas rivais. “É possível que as forças opostas atuem para apressar julgamentos de processos pendentes e a fim de tentar barrar candidaturas ou pelo menos enfraquecê-las ao colocar em xeque a ficha dos concorrentes”, ponderou.
O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) também apostou no aumento de processos. “Poderá haver uma corrida aos tribunais objetivando impugnações”, comentou. Mas, para ele, o mais importante é a aprovação da lei. “Agora, de fato, os alvos de processos serão repelidos pelos eleitores”, observou.
Da mesma forma, avaliou o advogado Valeriano Fontoura. “Vão aumentar ainda mais as impugnações”, afirmou.
Em 2010, ele, como advogado da coligação A Força do Povo, ingressou com 35 ações no Estado.
Visão oposta
Pré-candidato do PT a prefeito da Capital, o deputado federal Vander Loubet, analisa a aprovação da Ficha Limpa de forma oposta. “Agora que as regras estão claras imagino uma redução nas ações de impugnações”, opinou. “É claro que os partidos precisam ficar espertos e dar uma olhada em seus pré-candidatos para evitar questionamentos”, concluiu.
Lidiane Kober/Midia Max News/DF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito