O que esperar da temporada de Fórmula 1 em 2012
Mundo - Esporte - Aquecimento
Terminou nesta sexta-feira a primeira semana da pré-temporada da Fórmula 1 2012, em que as equipes testam os novos carros. Entre os destaques dos primeiros treinos, a estreia do brasileiro Bruno Senna, que pela primeira vez participou das atividades como piloto titular da Williams, e a volta à categoria do finlandês Kimi Raikkonen, campeão em 2007 pela Ferrari. Algumas conclusões após o encerramento das primeiras atividades do ano no circuito de Jerez de La Frontera:
Favoritos
A pré-temporada serve para fazer ajustes iniciais nos carros e baseado apenas nestes quatro dias de treinos não dá para apontar favorito ao título: marcaram os melhores tempos na semana Kimi Raikkonen (Lotus) e os alemães Michael Schumacher e Nico Rosberg (ambos da Mercedes, que usaram o carro do ano passado). Mas não há como negar o amplo favoritismo da equipe Red Bull e do também alemão Sebastian Vettel, campeão em 2010 e 2011 – a equipe ganhou 21 Grandes Prêmios nas duas últimas temporadas, sendo que Vettel venceu 16 vezes.
Mudanças nos carros
O regulamento para 2012 baniu os difusores de ar duplos e os escapamentos invertidos, que ajudavam a dar mais aderência e velocidade nas curvas.
Pneus
Em 2011, a diferença entre os compostos macios e os duros ficava entre 1s2 e 1s5 por volta. Com os novos compostos da Pirelli, a previsão é que caia pela metade.
Felipe Massa
Ano decisivo para o brasileiro na Ferrari. Se mostrar consistência e aproximar-se do pódio (não ficou entre os três primeiros em 2011), a renovação para 2013 ficará mais fácil. Se o desempenho for fraco, poderá sair. Massa disse que está acostumado a lidar com esta pressão.
Campeões no grid
Além do bicampeão Sebastian Vettel, disputam temporada o heptacampeão Michael Schumacher (Mercedes), o finlandês Kimi Raikkonen (Lotus), os britânicos Lewis Hamilton e Jenson Button (ambos da McLaren), e o espanhol bicampeão Fernando Alonso (Ferrari).
Regulamento
Há novos detalhes em relação a 2011, como o que obriga que a saída de 0 a 100 km/h seja feita em primeira marcha. E o artigo 20.3 diz que o piloto só poderá mudar sua trajetória uma vez, para defender a posição. Depois, terá de deixar espaço de um carro, pelo menos, para o adversário. O diretor de prova poderá dar ordem para que carros que tiverem sido ultrapassados pelo líder se adiantem ao safety car. O objetivo é tornar a relargada mais interessante, eliminando a volta perdida dos retardatários.
Bruno Senna
Pela primeira na carreira na Fórmula 1, Senna teve direito a uma pré-temporada de testes completa. Sua missão foi conhecer o carro e fazer ajustes mecânicos. O passo seguinte será ser mais veloz que o companheiro de time, o venezuelano Pastor Maldonado. Depois, tentar pontuar – em 2011 marcou 5 pontos. Apesar de a Williams ter um carro com potencial para este ano, será uma grande zebra se vencer alguma corrida.
Calendário
Será o campeonato mais longo da Fórmula 1, com 20 provas, a começar em Melbourne (Austrália), dia 18 de março, e terminando em Interlagos (São Paulo), dia 25 de novembro. Estão definidos também mais dois períodos de treinamentos em Barcelona, de 21 a 24 de fevereiro e de 1 a 4 de março.
Portal Exame/V.H.
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão