Sábado 03/05/2025 19:30

5 lições do Japão para investidores

Mundo - Economia - Japão

Nos últimos dias, o Japão vem sendo atormentado por uma série de desdobramentos causados pelo terremoto de magnitude 8.9 na escala Richter que atingiu o paíse recentemente. Com a ameaça de um desastre nuclear e regiões do país caindo aos pedaços, seria impossível que o mercado financeiro se mantivesse intacto. Tanto não ficou, que os impactos da tragédia japonesa na economia, local e mundial, começam, pouco a pouco, a emergir.

Pensando nos sinais que as bolsas asiáticas podem estar enviando aos investidores, a jornalista de finanças e blogueira do site Moneywatch.com, Jill Schlesinger, lista 5 lições vindas da terra do sol nascente para os investidores. Confira:

1 – Não tome decisões com base na emoção

Nada nunca é tão bom ou tão ruim quanto parece. Ou seja, tomar decisões precipitadas pode ser prejudicial no futuro. Jill explica que existe a preocupação de que a recente crise no Oriente Médio combinada com o que está acontecendo no Japão assuste os investidores e faça com que eles tirem seu dinheiro do mercado, num movimento similar ao que ocorreu no ano passado com a crise da dívida na Europa. O resultado disso, segundo Jill, é que, quem deixou de investir, também deixou de colher os frutos de um ano de sólida recuperação do mercado.

2 – Não aposte em apenas um país

Quem colocou todo o seu dinheiro no Sri Lanka no ano passado deve ter obtido ótimos resultados, uma vez que a Bolsa de Colombo foi considerada pela Bloomberg como uma das melhores performances de 2010. Mas Jill acredita que o melhor a ser feito é diversificar, o máximo possível, o país no qual se investe, levando em conta que, na maioria das vezes, ações individuais raramente valem o risco que têm.

3 – Diversifique seu portfólio

No período entre o ano 2000 e 2010, aponta Jill, uma carteira formada por ações e títulos registrou melhor desempenhosno mercado que um portfólio agressivo formado apenas por ações. Portanto, a palavra de ordem para tentar garantir retorno aos investimentos é diversificação.

4 – Não tente segurar uma faca caindo

A jornalista lembra de uma antiga e valiosa lição ensinada por Wall Street e recomenda cautela aos investidores mais afobados que têm a intenção de comprar ações do Japão. Ainda é muito cedo para saber qual a extensão dos danos que o desastre pode causar no mercado financeiro, portanto, comprar papéis japoneses pode ser uma roubada.

5 – Espere pelo inesperado

Depois do terremoto, todos previram que as consequências para o mercado financeiro seriam negativas e imediatas. Expectativas equivocadas, considera Jill. Afinal, em seguida, os mercados europeus de fato caíram, mas apenas cerca de 1%. O pior momento ficou para seguradoras, a maioria com sede na Alemanha. Mas bolsas na China e na Coreia, por exemplo, tiveram um bom desempenho, apesar da desconfiança de que fossem ceder aos tremores vindos do Japão.

Portal Exame

Aplicações financeiras, Patrimônio pessoal

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,692
Euro 6,448
Franco suíço 6,887
Yuan 0,783
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens