Segunda-Feira 01/09/2025 01:22

Tragédia no Rio de Janeiro deixa professores em alerta em Dourados

Segurança Pública - Escola Segura

A facilidade com que um homem entrou numa escola do Rio de Janeiro na manhã de ontem, atirou e matou 11 crianças, deixando outras 13 feridas, sendo quatro em estado grave, deixa professores de Dourados em alerta. O clima na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul é diferente da realidade vivida pelos professores do Rio, mas como nenhuma escola é cem por centro livre da violência, o medo ronda as instituições de ensino.

Nos últimos quatro anos Dourados vivenciou cenas de mortes em escolas. Os dois casos abalaram a população.

Em outubro de 2009 uma garoto de 15 anos foi assassinado com cinco tiros no pátio da escola Municipal Armando Campos Belo, no Jardim Santa Brígida. Um rapaz de 18 anos foi quem o matou.

A agressão teria sido motivada porque um esbarrou no outro, quando o acusado foi buscar a namorada que estuda no colégio da vítima. Já em março de 2007, um garoto de 14 anos morreu brutalmente com nove facadas. O crime ocorreu na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo. Quem cometeu o crime foi um outro garoto da mesma escola, também de 14 anos.

A professora Mariana Albuquerque disse que ficou indignada com a tragédia acontecida no Rio. “Estamos longe deles, mas sabemos que podemos presenciar um tipo de violência dessa a qualquer momento”, pontua a docente. Ela é pedagoga há cinco anos e disse que já presenciou cenas de violência de alunos. “Hoje em dia até as crianças pequenas estão agressivas”, diz a professora.

Para o professor e sindicalista Ataulfo Stein, o caso ocorrido no Rio de Janeiro pode ser registrado em qualquer escola. “Discute-se muito a questão da segurança, mas uma pessoa com má intenção pode pular o muro da escola”, lembra o professor de geografia, acrescentando ser imprevisível um crime vir a acontecer.

Os conflitos familiares, em que a família transfere os problemas de casa para a escola, é considerada por ele como um dos principais problemas da atualidade.

SEGURANÇA

Poucas são as escolas de Dourados que possuem um regime de segurança. Algumas delas chegaram inclusive a implantar câmeras para inibir a violência, roubos, brigas e vandalismo no interior das instituições. São elas: Celso Muller do Amaral, na região do Canaã I, e a Floriano Viegas, no Jardim Ouro Verde. A Guarda Municipal é a instituição principal de segurança nas escolas da cidade. Eles fazem ronda nos períodos da manhã, tarde e noite.

Estatística da Guarda mostra que no ano passado foram gerados 667 boletins de atendimentos para auxilias as escolas na resolução de conflitos. Desse total foram lavrados 71 boletins de ocorrências – cometimento de crimes ou ato infracionais de alunos ou pessoas que transitaram pelas escolas. Além da ronda, a Guarda faz palestras nas escolas, com diferentes tipos de temáticas, como o bullying.

De acordo com o diretor operacional da Guarda, Jonecir Ferreira, são poucos os casos em que se registra a presença de armas de fogo ou branca dentro das escolas. A maioria dos casos, segundo ele, são de conflitos, como brigas. Neste ano foi registrado a ocorrência de um aluno com faca dentro da escola, mas o caso foi resolvido entre a direção da instituição, sem a necessidade de intervenção dos Guardas Municipais.

O Progresso/DF

segurança, ocorrências, faca, esbarrão, Guarda Municipal, agressão, morte

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens