Sarkozy anuncia aumento de tributos na França
Mundo - Impostos - Compensação
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou neste domingo o aumento de 1,6 ponto da TVA (imposto geral sobre bens de consumo) para compensar uma flexibilização dos encargos sociais sobre as empresas.
A informação foi dada em uma entrevista transmitida por canais de televisão do país na tarde deste domingo.
A decisão deve entrar em vigor no dia 1º de outubro como forma de incentivar a antecipação de compras dos consumidores e contribuir para o crescimento do país, disse o presidente. A taxa normal do TVA, que é hoje de 19,6%, passará a 21,2%.
Um aumento de um ponto no imposto dará ao Estado francês um adicional de 7 bilhões de euros. A iniciativa pretende aliviar os custos da produção, para dar mais competitividade ao mercado.
Sarkozy também anunciou a criação de uma taxa sobre as transações financeiras de 0,1%, aplicável já em agosto, na esperança de que outros países adotem iniciativa semelhante.
Na entrevista, o presidente afirmou que a Europa não está mais à beira do abismo e previu um deficit público menor do que as atuais estimativas, em 5,3% ou 5,4% do PIB do país. Até agora, a previsão era de 5,7%.
"Os elementos para a estabilidade da situação financeira mundial e da Europa se apresentam", afirmou.
Folha Uol/V.H.
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão