EUA devem crescer de 2% a 3% este ano, diz Geithner
Mundo - Economia - Crescimento Econômico
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, disse hoje que a economia de seu país deve crescer de 2% a 3% neste ano. Ele advertiu, porém, para os desafios apresentados pela incapacidade da Europa para resolver sua crise financeira e para as tensões com o Irã, a quem os EUA acusam de estar desenvolvendo um programa nuclear militar.
No quarto trimestre de 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) do país subiu 2,8%, acima do avanço de 1,8% registrado no terceiro trimestre e do ganho de 1,3% no segundo trimestre. Esse foi o maior crescimento desde o segundo trimestre de 2010.
Em entrevista ao programa Fareed Zakaria GPS, da rede de televisão CNN, Geithner afirmou que as empresas e os consumidores dos EUA ainda estão se recuperando da crise financeira de 2008. "Como país, ainda temos desafios tremendos pela frente", disse o secretário. Ele minimizou as críticas feitas por entidades empresariais e integrantes do Partido Republicano, de que as empresas estão enfrentando dificuldades por causa de regulamentações adotadas pelo governo do presidente Barack Obama.
"Acho que, se você olhar para a saúde básica das empresas norte-americanas, elas estão bem mais fortes do que qualquer um poderia pensar no auge de nossa crise, e mais fortes do que muitos de nós esperávamos", disse Geithner. Ele observou que os investimentos das empresas em novos equipamentos e software estão crescendo, assim como as exportações norte-americanas.
O secretário também falou sobre impostos, tema central dos políticos que disputam a indicação do Partido Republicano para disputar a presidência com Obama na eleição de outubro. Segundo ele, o governo está estabelecendo os princípios de seu plano para reformar a legislação trabalhista dos EUA, que incluem fechar as brechas para a evasão fiscal e elevar os impostos pagos pelos mais ricos.
"Quando fizermos a reforma tributária, vamos contribuir para a redução dos déficits. Não temos a capacidade para oferecer uma redução de impostos às empresas ou ao povo americano", acrescentou.
Estadão/ V.H.
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito