Domingo 16/06/2024 23:54

Alfredinho Zamlutti e seus 2 mandatos como presidente da Associação Comercial de Corumbá

Homenagem - Realizações da ACIC

O empresário corumbaense Alfredo Zamlutti Junior, que durante uns 20 anos já vinha fazendo parte das diretorias da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, inclusive na gestão de Ivan Marinho foi vice-presidente, assumiu a presidência dessa conceituada entidade de classe após ter sido eleito em maio de 2006.

Naquele ano a ACIC contava com 180 empresas filiadas, hoje tem 230 associados, que recolhem uma mensalidade praticamente simbólica de R$ 40,00 (Quarenta Reais) por mês.

Alfredinho como é chamado por todos, é empresário do setor turístico (junto com sua esposa Sonia Zamlutti são os proprietários da MUTUM Turismo), também é pecuarista no Pantanal, inclusive como criador de gado de raça em parceria com o renomado cantor brasileiro Zezé Di Camargo e outros.

Como homem público, foi titular da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Corumbá na 1.ª administração Ruiter Cunha de Oliveira.

Como colaborador dos esportes e grande desportista, já foi presidente do Corumbaense Futebol Clube e da FFMS-Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, inclusive quando o Carijó da Avenida foi campeão estadual da divisão especial em 1984.

Recentemente quando esteve no Rio de Janeiro, durante um jantar foi convidado pelo atual presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama, Roberto Dinamite, que concorrerá à reeleição, para compor o Conselho Deliberativo do atual vice-campeão brasileiro de futebol, como membro da sua chapa.

Alfredinho é vascaíno de quatro costados.

Para quem não sabe, informamos que esse imóvel onde está a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, anos atrás foi doado pelo seu genitor Alfredo Zamlutti a essa entidade que foi fundada no dia 12 de junho de 1910.

Esse cidadão durante muitos anos foi banqueiro, gerando mais de 3.500 empregos em nosso Estado, como fundador do Banco Financial que teve continuidade com o Bamerindus e sempre fez questão de investir todos os seus rendimentos aqui na Cidade Branca, exemplo que tem como fiel seguidor o seu próprio herdeiro que ama a sua terra natal.

Portanto, nada mais que justo e merecido a sede da ACIC ter recebido a denominação de Palácio do Comércio Alfredo Zamlutti, em homenagem ao seu grande benfeitor no passado.

Em Campo Grande é nome de rua.

Alfredo também é conselheiro da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul(FAEMS) e no ano passado recebeu o título de Cidadão Campo-grandense, por indicação do vereador Paulo Pedra.

Alfredo Zamlutti é membro do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE/MS, que já se encontra presente em 58 dos 78 municípios sul-mato-grossenses, sendo essa entidade uma grande parceira da ACIC, na realização de cursos, inclusive profissionalizantes, palestras e em outras atividades.

Alfredinho está muito contente com a honrosa distinção que recebeu por parte da diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, que através de e-mail indicou seu nome para fazer parte do Comitê MS Sem Fronteiras, que foi instalado com a participação de entidades públicas e privadas de Corumbá, Ladário, Ponta Porã, Bela Vista e demais municípios situados na faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

E assim Alfredo Zamlutti Junior foi nomeado como membro titular dessa nova entidade e já está em ação junto com seus pares, dentre eles o atual vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de MS, Lourival Vieira Costa.

Vale salientar que também podem fazer parte desse importante Comitê, as universidades federais e particulares, bem como qualquer cidadão que esteja disposto a contribuir para com todas as ações do mesmo.

E graças à implantação do Comitê Sem Fronteiras, o BID já disponibilizou inicialmente, recursos de 4 milhões de dólares a fundo perdido que serão aplicados em projetos de inclusão social, nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento sustentável, tributáveis, na geração de empregos e renda, além de projetos voltados para a conservação do meio ambiente nas cidades fronteiriças como Corumbá e Ponta Porã.

Vale realçar que desde o início do seu primeiro mandato Alfredinho faz questão de participar de todas as atividades e eventos que visam o desenvolvimento da nossa região, procurando de todas as formas promover uma perfeita integração entre a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá com representantes de todos os segmentos da comunidade corumbaense, inclusive das entidades beneméritas, educacionais e filantrópicas, mantendo para tanto as portas da ACIC abertas para a realização de atividades gratuitamente, salvo para as de caráter pessoal ou particular.

Logo que tomou posse em 2006, a primeira providência do presidente Alfredo Zamlutti Junior e sua diretoria foi promover o controle financeiro da ACIC, eliminando os gastos supérfluos, gerando economia nas despesas, dentre elas, com energia, água, telefone e outras, valendo frisar que do 3.º ano em diante passou a registrar superávit, fato que era muito difícil de ocorrer nas gestões passadas.

Já no seu segundo mandato a partir de maio de 2009, agilizou novas fontes de rendas, incrementando a emissão de Certificado de Origem para Exportações, campanha para aumento de consultas junto ao Serviço de Proteção de Crédito (SPC), aluguel do auditório, cantina e salão de festas, para a realização de palestras, cursos, seminários, formaturas, aniversários e outros eventos além de outras atitudes no sentido da entidade continuar auto-sustentável.

Modernização

Com as finanças sob controle, Zamlutti e seus companheiros de diretoria promoveram a substituição de todos os equipamentos de Informática da ACIC, já considerados obsoletos, pelos mais sofisticados computadores considerados de última geração para facilitar os serviços desenvolvidos pelas suas dedicadas colaboradoras.

O sistema de ar refrigerado igualmente foi trocado, com a aquisição dos modelos Splits de maior qualidade.

O sistema de sonorização do seu aconchegante auditório também foi modernizado.

Na parte física do prédio, vale destacar a restauração geral de todo o 3.º andar da sede da Associação Comercial.

Nos fundos do auditório a ACIC mantém uma área de lazer com cantina e churrasqueira para confraternizações e realização de coquetéis.

A atual diretoria trouxe para nossa região o processo de Certificação Digital, a fim de que os comerciantes locais não necessitem mais se deslocarem até Campo Grande com essa finalidade.

Essa Certificação Digital promove ainda mais segurança para o contribuinte, além da ACIC oferecer preços especiais aos seus associados, concedendo um desconto de 22,5% sobre qualquer tipo de certificado solicitado.

O atendimento ocorre todos os dias de segunda a sexta-feira, sendo necessário agendar o seu horário via telefone 3231-9648.

Quanto ao Serviço de Proteção ao Crédito-SCPC, anexo a ACIC, o mesmo se encontra totalmente informatizado para consultas, inclusive sobre cheques, ponteirado no Sistema Centralizado ACSP Nacional.

Uma outra vantagem que a entidade proporciona as empresas associadas: convênio entre a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá e a ACAMED para atendimento personalizado na área médica, odontológica e laboratorial.

Da esquerda para direita: Andreia, Ingrid, Ana Geisa, Taynã, Vivian, Léia e Paula.

Faculdade Virtual

Destacamos aqui uma das maiores conquistas obtidas na atual administração da ACIC: a implantação da Faculdade Virtual, tendo a sua diretoria adquirido todos os sofisticados equipamentos, aparelhos e laboratórios para o seu pleno funcionamento, com o Sistema de Transmissão Via Satélite, com taxa 50% menor que a cobrada por outras entidades similares.

Serão cursos à distância de Graduação e Pós-graduação.

A princípio deverão ser quatro cursos profissionalizantes nessa Faculdade Interativa: assistente administrativo, contabilidade básica, empreendedorismo e qualidade de atendimento ao cliente.

Zamlutti informou que os cursos profissionalizantes terão a duração de três meses e devem abrir de 30 a 35 vagas, dependendo do espaço a ser adequado no 1.º andar da sede da entidade.

O custo por curso será acessível e a ACIC estuda fornecer algumas bolsas em convênio com a prefeitura.

Por outro lado, é bom frisar que Zamlutti e sua diretoria transformaram os estatutos da Associação Comercial de Corumbá, com a finalidade de adequá-los as normas modernas, tudo dentro do maior respeito e de acordo com o Código Civil vigente no país.

Alfredinho faz questão de realçar o relacionamento muito forte hoje existente com a CAINCO (Porto Suarez e Santa Cruz de la Sierra), entidade essa equivalente a nossa Associação Comercial no vizinho país, valendo citar que os trabalhos desenvolvidos nos últimos tempos pela ACIC foram devidamente reconhecidos por essa entidade, bem como pelo presidente da Bolívia, Evo Morales.

Banco SICOOB

Outro ponto alto da atual diretoria da ACIC diz respeito à criação de uma filial do Banco SICOOB-Sistema de Cooperativas de Créditos do Brasil, visando atender a todos os seus cooperados.

O mesmo é composto de cooperativas singulares e centrais de crédito e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito, como entidades que visam à solidez e a fortalecimento dos processos operacionais e de controles.

Conforme disse o presidente Alfredo Zamlutti, o investimento inicial será feito com dez parcelas de R$ 500,00 (Quinhentos reais), para assim criar uma linha de crédito para todos, argumentando: “Funciona como um banco normal, os associados terão cartão e cheque, onde poderão fazer empréstimos com juros menores do que em qualquer banco”.

Inclusão Social

A atual diretoria da ACIC cedeu a Sala 26 de sua propriedade situada na Galeria Pantanal, sem nenhum ônus, para funcionamento do Centro de Referência e Integração do Surdo e Tradutores Intérpretes da Língua dos Sinais, inclusive já tendo sido realizada a 1.ª Oficina de Libras com a presença da professora e mestre da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Shirley Vilhaha que fez a abertura desse evento aqui em Corumbá.

Eleições 2012

Alfredo Zamlutti Junior confirmou que será candidato a um 3.º mandato no pleito que ocorrerá em maio do corrente ano, faltando apenas definir o dia da eleição.

Vale citar que é relativo ao triênio 2012/2015.

Tudo leva a crer que deverá ser candidato único, já que até agora nenhum outro empresário se manifestou a respeito.

Para tanto, o atual presidente já vem mantendo contatos com os membros da atual diretoria que queiram continuar e com outros que serão convidados para formar a futura.

No início de fevereiro Zamlutti já estará dando detalhes sobre sua nova plataforma de realizações ou programa administrativo para dar continuidade aos seus projetos que visam acima de tudo beneficiar os associados da entidade e contribuir para com o progresso de nossa região.

Atual Diretoria

Presidente, Alfredo Zamlutti Junior (Mutum Turismo), 1.º vice-presidente, Aldir Comunello (Mafisa), 2.º vice-presidente, Chafic Lotfi Filho (CL Engenharia), 1.º secretário, Ana Carolina Martins Álvares (AVL Contabilidade), 2.º secretário, Leonilde Clara Lito (Rodeio Churrascaria), 1.º tesoureiro, Maria Lucia Calábria Rocha (Dominick) e 2.º tesoureiro, Jorge Mali (Comercial Mali Ltda).

O Conselho Fiscal é formado pelos empresários Azuir Andrade Leite (Posto Paulista Pneus), Marcos Loureiro Panovitch (Supermercados Panoff) e Alexandra Curvo Katurchi (Localiza).

Já o Conselho Deliberativo da ACIC tem os seguintes titulares: Ivan Abrahão Marinho, Otávio de Araújo Philbois (Joalheria Philbois) e o Dr. Alfredo Fernandes (Imobiliária e Engenharia).

Colaboradoras

Secretária Administrativa da ACIC: ANA GEISA CAPURRO DE PAULA.
SCPC/Serviço Central de Proteção ao Crédito: Taynã Lopes da Silva e Cris Ingrid da Silva Matos.
Certificação Digital: Paula Renata Cáfola.
Serviço de Apoio: Andrea Leticia de Almeida.
Segurança: Léia dos Santos.
Comunicação: Vivian Kelly Calmell Aponte.

Portanto, por ser uma questão de justiça é que estamos publicando um resumo das atividades e realizações do presidente Alfredo Zamlutti Junior e seus diretores, nos últimos anos frente a ACIC.

Nossas efusivas congratulações pela profícua administração, com os sinceros votos de sucesso nas eleições de maio vindouro, a fim de darem sequência a essas benfeitorias em prol dos seus associados e da nossa comunidade.

Adolfo Rondon Gamarra/Correio de Corumbá/DF

empresário corumbaense, Alfredo Zamlutti Junior, entidade de classe, realizações

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens