Domingo 08/06/2025 18:09

América Latina deve utilizar sua força econômica para escapar da crise

Mundo - Economia - Fórum Econômico Mundial de Davos

A boa saúde da economia da América Latina deve ser utilizada para proteger à região contra a crise financeira internacional, cenário que faz cambalear a Europa e que, cedo ou tarde, afetará o continente, avaliaram nesta quarta-feira ministros e analistas presentes ao Fórum Econômico Mundial de Davos.

É provável que este seja o primeiro ano em que a situação na América Latina será analisada em Davos como um exemplo a ser seguido e não um problema a ser solucionado. Os problemas agora estão concentrados nas economias da União Europeia, que sofrem com uma crise de dívida soberana.

Políticos, empresários e acadêmicos se reuniram hoje na primeira sessão do Fórum de Davos que foi dedicada à América Latina e na qual, apesar dos elogios a estabilidade macroeconômica na maior parte dos países da região, também foi feita uma clara advertência de que ainda não existem as bases necessárias a um crescimento sustentável no futuro.

O ministro de Minas e Energia da Colômbia, Mauricio Cárdenas, se referiu ao ‘problema estrutural da baixa produtividade’ na América Latina, cuja solução passa por atender o problema ‘da informalidade, que é maior do que em outras partes do mundo’.

‘Estes não são momentos para autocomplacência, estamos diante de uma crise maior, que sem dúvida alguma, nos atingirá, com a diferença que agora contamos com mais ferramentas de política monetária e fiscal’, justificou o ministro colombiano.

Uma grande mudança que Cardenas observou na América Latina tem a ver com o passado ‘da obsessão pelas exportações em detrimento aos mercados nacionais’.

‘Os mercados internos se transformaram em atores-chaves’, atestou o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias.

Para ele, historicamente os preços das matérias-primas serviram de ‘termômetro fundamental para o crescimento’ e esta situação se repete agora pelos altos preços dos produtos nos mercados internacionais.

Mas Iglesias advertiu que ‘seria um grave erro pensar que este único fator permitirá sustentar o crescimento no futuro’.

O professor do Instituto Tecnológico Autônomo do México, Guillermo Ortiz, considerou que uma das lições mais importantes aprendidas pelos países latino-americanos se refere ao ‘reforço dos sistemas financeiros nacionais, o que agora permite a eles suportar a crise europeia’.

Sobre os investimentos na extração de recursos naturais, uma questão que originou protestos populares na história recente de países latino-americanos, Cardenas sustentou que a ‘chave do sucesso é aproveitar o ‘boom’ das matérias-primas em um contexto de democracia’.

Por democracia não deve ser entendido somente o Estado de direito, mas a ‘liberdade de expressão, de participação política e prestação de contas, assim como regras claras para a utilização dos recursos’ gerados pela extração.

Defendeu, por sua vez, que as receitas devem priorizar os ‘objetivos nacionais’ mais do que as despesas locais.

O ministro colombiano ressaltou, por último, o modelo econômico que reúne a participação do Estado nas atividades das empresas, particularmente as vinculadas à exploração de recursos naturais.

‘Trata-se de uma nova forma de empresariado que é parte do êxito da Colômbia no âmbito de energia’, declarou.

Denominado ‘capitalismo estatal’, os participantes da sessão sobre a América Latina tiveram opiniões divergentes sobre o modelo, que Ortiz assinalou que é aplicável ao setor energético mexicano.

O empresário venezuelano Lorenzo Mendoza, diretor-executivo de Empresas Polar, alertou sobre os riscos da participação do Estado nesse tipo de negócios, que vão desde a falta de mecanismos que garantam a transparência das decisões até a corrupção.

‘O capitalismo de Estado pode ser perigoso para as democracias estáveis na América Latina. Os conflitos de interesse, em questões de leis, gestão e regulação, podem surgir rapidamente’, sustentou.

Portal Exame/V.H.

América Latina, Força Econômica, Crise, Fórum Econômico Mundial de Davos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens