Sábado 03/05/2025 17:13

Como avaliar os riscos da radioatividade e como fazer a descontaminação

Mundo - Ecologia e Meio Ambiente - Acidente Nuclear

 O acidente nuclear provocado na central japonesa de Fukushima pelo terremoto e tsunami de 11 de março representa dois grandes desafios aos especialistas: como avaliar o perigo para a população e como descontaminar as zonas afetadas pela radioatividade, segundo Thierry Charles, diretor de segurança do Instituto de Radioproteção e de Segurança Nuclear (IRSN); Jean-Luc Godet, diretor de Radiações Ionizantes e de Saúde da Autoridade de Segurança Nuclear (ASN); Michel Bourguignon, comissário na ASN e Isabelle Mehl Auget, diretora da missão de preparação para um acidente nuclear na ASN.

PERGUNTA - Qual será o alcance da contaminação?

RESPOSTA - A extensão das zonas afetadas dependerá muito das condições meteorológicas no momento das emissões de radioatividade: dos ventos, da chuva ou neve que empurram a contaminação para a terra ou tendem a concentrar-se nas zonas baixas. Levando em consideração a duração das emissões e o relevo acidentado do arquipélago, é muito provável que aconteçam "contaminações espalhadas" em dezenas de quilômetros ao redor de Fukushima, como aconteceu no leste europeu depois de Chernobyl em 1986.

P - A contaminação é duradoura?

R - Se fala de anos e até décadas. A situação depende, no entanto, da concentração dos vestígios de radioatividade e dos elementos contidos. As principais fontes de contaminação são o iodo 131 e o césio 134 e 137. Após vários meses, o iodo, que perde a metade da radioatividade em oito dias, desaparece totalmente. A radioatividade do césio 137 demora mais de 30 anos para cair à metade.

P - Isto significa que todas as zonas contaminadas devem ser evacuadas por décadas?

R - Tudo dependerá das medidas executadas no local. Para as zonas mais contaminadas, será necessário afastar as pessoas que podem correr o risco de estar expostas a doses de radioatividade perigosas para a saúde. Este é o caso desde que aconteceu o acidente em um raio de 20 km ao redor da central nuclear.

Em outras zonas, os habitantes podem levar uma vida normal, mas abster-se de consumir os alimentos locais. E nas zonas mais afastadas, a população poderá viver e cultivar alimentos, mas desde que os produtos sejam submetidos a controles de radioatividade.

A experiência de Chernobyl ensinou, por exemplo, aos habitantes de determinadas zonas em quais florestas poderiam entrar e onde poderiam deixar o gado pastar.

P - Quais os meios para descontaminar?

R - Os especialistas preferem usar a palavra "reabilitação" para insistir no fato de que é impossível voltar à situação prévia ao acidente, mesmo que a contaminação possa ser reduzida de maneira importante.

Segundo os estudos efetuados na França, o mais urgente é tratar as zonas menos afetadas, pois são as áreas em que a população permanecerá.

As autoridades nucleares francesas recomendam limpar em primeiro lugar os "meios edificados" onde se concentra a população. Tetos, paredes, estradas e calçadas podem ser limpos sob pressão quantas vezes for necessário.

A vegetação, que atrai depósitos radioativos em suas folhas, pode constituir de 20% a 30% dos elementos expostos em meio urbano. É possível cortar a grama, podar árvores e cortar matagais.

Em longo prazo e em algumas zonas delicadas como pátios de escolas ou hospitais é possível reduzir a contaminação limpar os solos ou cobri-los com uma nova camada de terra ou asfalto.

Nas zonas agrícolas adubo rico em potássio deve ser usado para limitar a absorção de césio pelas raízes dos cultivos.

Veja

Japonesa, Fukushima, Terremoto, tsunami

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,692
Euro 6,448
Franco suíço 6,887
Yuan 0,783
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens