Sábado 15/06/2024 14:56

Cientistas brasileiros criam nervo artificial

Brasil - Saúde - Regeneração Motora

 

 

 

 

Pesquisadores da PUC do Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade Montpellier, na França, criaram o protótipo de um nervo artificial, um sonho antigo na área médica.

O objetivo é criar um material absorvível pelo organismo que regenere o nervo periférico (fora da coluna vertebral) rompido por algum acidente ou trauma.

Experimentos com animais apontam uma recuperação funcional bastante adequada do ponto de vista motor e sensitivo.

 

 

Nervo artificial

 

 

Para construir o nervo artificial, os pesquisadores se inspiraram no nervo humano. A sua regeneração depende de nutrientes. "A dificuldade é a liberação gradual das substâncias, conforme as necessidades de cada etapa da recuperação", explica o Dr. Jefferson Braga Silva, coordenador da pesquisa.

 

O nervo artificial receberá, a princípio, 18 fatores de crescimento - substâncias sintetizadas, fabricadas pelo organismo, que proporcionam o desenvolvimento de um determinado tecido (osso, pele e nervo) e estimulam a reparação dos mesmos.

A ideia é utilizar a nanotecnologia, que envolve a construção de uma esfera em escala nanométrica, que carregue as substâncias até o ponto onde elas são necessárias e podem ser absorvidas.

 

De um tubo de silicone ao nervo artificial

 

Jefferson Braga trabalha no projeto desde 1995, unindo a clínica à investigação científica. Ele começou com um tubo de silicone, que passou a utilizar nas microcirurgias reconstrutivas.

 

Dez anos depois, agregou células-tronco à tecnologia, conquistando melhores resultados. As 28 pessoas submetidas à técnica até agora recuperaram a capacidade funcional, sensibilidade e motricidade.

 

As células-tronco utilizadas são retiradas da medula óssea dos próprios pacientes. Imaturas, elas não têm forma nem função definidas, apresentando grande capacidade de proliferação e de originar diferentes tipos celulares.

O cirurgião ainda está insatisfeito e se questiona de que forma poderá aumentar a recuperação funcional dos pacientes.

Falta de tecnologia

Outra questão é a falta de acesso à tecnologia. "Acredito que a universalização depende de uma tecnologia acessível, barata e de fácil utilização."

Segundo ele, mais do que falta de recursos, o País carece de pessoal especializado. "Precisamos ter algo que possa ser usado do Oiapoque ao Chuí, passando por Porto Alegre", comenta. O mais comum atualmente é que os cirurgiões realizem enxertos, retirando da perna para recolocar na parte afetada.

De Montpellier, participam da pesquisa as Faculdades francesas de Química, Medicina, Engenharia, Física e Eletrônica, além de duas empresas ligadas à universidade e duas suíças das áreas de nanotecnologia, equipamentos biomédicos e de engenharia de materiais.

Jefferson Braga relata que a falta de assistência em países em desenvolvimento faz muitos pacientes chegarem para cirurgia depois que o nervo já está retraído. "[No exterior,] os traumas e sequelas são menores porque quem se machuca se opera em três dias."

 

Testes do nervo artificial

 

Os exames clínicos com o nervo artificial envolverão 20 centros pelo mundo em países como Brasil (com os testes na PUCRS), França, Suíça e EUA.

 

Cada instituição selecionará 20 voluntários, seguindo critérios ainda a serem definidos. No total, haverá 400 participantes que indicarão se o nervo artificial poderá ser usado em larga escala.

 

"Disso dependem fatores como valores acessíveis, simplicidade e resultados satisfatórios", pondera o médico. Com a evolução, o projeto deverá gerar depósito de patente e impactará outras iniciativas. "Se criarmos o nervo artificial da forma como estamos realizando, abriremos uma porta enorme para as pesquisas em lesões de pele, ossos e cartilagens", projeta Jefferson Braga.

Diário da Saúde

PUC, Células-Tronco, Universidade Montpellie

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens