Cometa poderá ser visto até a 1ª semana de janeiro
Brasil - Ciência e Tecnologia - Cometa Recém-Descoberto C/2011 W3
Desde a metade de dezembro, o cometa recém-descoberto C/2011 W3, conhecido como Lovejoy, tem chamado a atenção de astrônomos por ter sobrevivido à passagem rasante pelo Sol no último dia 16.
E sua sobrevivência significa um espetáculo a mais na virada do ano.
strônomos estão registrando o Lovejoy há vários dias e na passagem para 2012 ele deverá aparecer também (embora os fogos de artifício possam comprometer sua visibilidade).
O cometa ‘viaja’ rumo ao polo sul celeste até a primeira semana de janeiro.
De acordo com informações do Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o fato do cometa Lovejoy não ter se extinguido durante a passagem pelo Sol - o cometa passou a meros 140 mil km da superfície solar - é surpreendente: quando ocorrem fatos como este, o núcleo do cometa, constituído de gelo e poeira, se vaporiza, terminando com o astro.
Depois da façanha, Lovejoy pode ser obeservado a partir do hemisfério sul, ao amanhecer.
O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) afirma que o comenta apresenta uma cauda brilhante de milhões de quilômetros de comprimento, composto de partículas de poeira que estão sendo sopradas pelo vento solar.
Ainda não é possível dizer até quando o brilho deste cometa se manterá, já que a tendência apontada pelos cientistas é de que após o Natal sua magnitude fosse reduzida rapidamente.
Contudo, com binóculos ou telescópios pode-se ainda ver o astro brilhante.
Especialistas recomendam aos observadores interessados em ver o Lovejoy que procurem locais escuros - de preferência longe dos grandes centros urbanos - e fixem o olhar na direção do do nascer do sol.
TERRA/Correio do Estado/DF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão