Segunda-Feira 17/06/2024 15:42

Você aceitaria um empregado armado? Nos EUA, isso pode virar lei

Mundo - Geral - Liberdade?

Os Estados Unidos sempre defenderam com muito zelo as liberdades individuais de seus cidadãos, mas, mesmo lá, algumas propostas causam polêmica. A mais recente dor-de-cabeça das empresas americanas é a pressão para que o porte de armas seja liberado durante o expediente.

Até o momento, 13 estados americanos aprovaram leis neste sentido. Na prática, as leis permitem que os funcionários tragam suas armas ao local de trabalho, desde que elas permaneçam em seus veículos, no estacionamento da empresa. É o que a imprensa americana vem chamando de lobby do “Traga sua arma ao trabalho”.

Como é óbvio, o problema é que os Estados Unidos têm uma história rica em tragédias envolvendo armas e pessoas desequilibradas – o que deixa os gestores de empresas com os dois pés atrás em relação às leis que vêm sendo aprovadas pelas assembleias estaduais.

Mau exemplo

O caso mais recente ocorreu no ano passado, quando Edgar Tillery recebeu uma avaliação negativa de seu chefe. Na ocasião, o supervisor afirmou que o desempenho de Tillery, como auditor, estava abaixo da média e que, ou ele se enquadrava, ou deveria sair.

Tillery escolheu uma terceira opção. Foi até seu carro, pegou uma arma, voltou ao escritório e disparou contra o chefe. Por sorte, a arma engasgou e ninguém se feriu. De qualquer modo, o ex-auditor agora cumpre uma pena de 15 anos.

O caso ocorreu no estado de Indiana e foi o estopim de mais um explosivo debate sobre a pertinência de ter funcionários com armas tão ao alcance das mãos. Ao contrário do que se podia supor, o governador de Indiana, o republicano Mitch Daniels, sancionou uma lei autorizando o porte de armas durante o expediente poucas semanas depois do episódio.

Sobre a mesa

De acordo com a revista americana Business Week, o maior temor, agora, é que o lobby armamentista consiga aprovar leis que permitam aos funcionários portar armas no ambiente de trabalho, como escritórios, oficinas e linhas de produção.

Uma lei aprovada no Tennessee, e que aguarda a sanção do governador, afirma que as armas no ambiente de trabalho não representam uma ameaça aos funcionários. As poucas pesquisas sobre o assunto, contudo, desmentem a observação. Um estudo de 2005, publicado pela American Journal of Public Health, afirma que, em empresas cujo porte de armas é liberado, as chances de homicídio são cinco vezes maiores.

No ano passado, 420 assassinatos ocorreram em empresas dos Estados Unidos, contra 421 em 2008. Para os defensores da medida, o porte de armas é um direito assegurado pela Constituição dos Estados Unidos. “As pessoas têm o direito de se defender”, afirmou o senador Johnny Nugent, de Indiana, à Business Week.

Algumas empresas decidiram contrariar a lei e demitir funcionários que tragam armas em seus veículos. É o caso Weyerhauser, fabricante de produtos de madeira. Apesar de seis leis estaduais autorizarem os empregados a levar suas armas no carro, a empresa já demitiu cinco por fazê-lo. “Nossa preocupação é com a segurança de nossos funcionários, não com as armas”, afirmou Bruce Admundson, porta-voz da companhia. Mas parece que muitos americanos pensam que a segurança passa, necessariamente, por uma arma sobre a mesa.

Portal Exame

Cidadania, Governança, Transparência, Violência urbana

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens