Segunda-Feira 17/06/2024 01:15

O “Adeus” do carnavalesco Joãozinho Trinta que morreu hoje

Brasil - Homenagem - Joãozinho Trinta: Carnavalesco Polêmico

O carnavalesco Joãozinho Trinta, 78, morreu neste sábado (17).

Há cerca de 15 dias estava internado Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do UDI Hospital, em São Luís (MA), cidade natal do artista.

O maranhense foi um dos responsáveis por modernizar o Carnaval do Rio.

João Clemente Jorge Trinta nasceu em 1933 e se tornou artista plástico, cenógrafo e bailarino.

Chegou a capital carioca em 1951, aos 18 anos.

Cinco anos depois, passou a integrar o Balé do Teatro Municipal do Rio.

Amigo do poeta Ferreira Gullar, chegou a dividir um apartamento no Catete com o conterrâneo.

Em 1963, ingressou na Acadêmicos do Salgueiro, quando ajudou o carnavalesco Arlindo Rodrigues com o enredo “Xica da Silva” (samba-enredo de Anescarzinho do Salgueiro e Noel Rosa de Oliveira).

A escola foi campeã.

Criador dos grandes desfiles durante o Carnaval no Rio, só foi “assinar” um desfile como carnavalesco em 1974, também para o Salgueiro.

Trinta transformou os desfiles no que são hoje, os passistas que desfilavam livres no chão, sem carros alegóricos ou fantasias mirabolantes, ao som de sambas sincopados, deram lugar a uma espécie de “ópera popular”, em que as alas desfilam em blocos seguindo coreografias moldadas à risca para contar o enredo da escola.

Sua carreira como carnavalesco foi polêmica.

Em 1989, a Beija Flor de Nilópolis, onde permaneceu por 17 anos, então sob o comando do carnavalesco, foi impedida de levar para o Sambódromo a imagem de um Cristo mendigo dentro do enredo “Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia”.

Para burlar a proibição, envolveu a estátua em plástico preto, com uma faixa onde se lia “Mesmo proibido, olhai por nós”.

A escola ficou em segundo lugar.

Np início dos anos 2000 transferiu-se para a Grande Rio.

Em 2004, a escola de samba o demitiu horas antes da apuração oficial, alegando insatisfação com a concepção do enredo “Vamos Vestir a Camisinha, Meu Amor…”.

A escola tinha a intenção de realizar um desfile para a conscientização do uso da camisinha.

Mas, o carnavalesco fez um desfile com apelo sexual, com carros alegóricos que reproduziam imagens do “Kama Sutra” (manual indiano de posições sexuais).

Dois carros com cenas de sexo foram encobertos, por recomendação da Promotoria de Infância e Juventude de Duque de Caxias (região metropolitana do Rio).

A escola ficou em10º lugar.

Joãozinho se afastou do carnaval em 2006, depois de sofrer um segundo AVC (acidente vascular cerebral) – o primeiro foi em 2004.

Também atuou na Viradouro, Rocinha e Vila Isabel, onde coordenou seu último carnaval.

Trinta trabalhava em projetos culturais no Maranhão, onde estava morando.

Para a comemoração dos 400 anos de São Luís, em 2012, ele planejava um cortejo de 5 mil pessoas, com o luxo e pompa que o tornaram famoso.

Vermelho/Correio do Brasil/DF

carnavalesco, Joãozinho Trinta, maranhense, modernizar, Carnaval do Rio, morreu

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens