Sábado 15/11/2025 18:09

Alunos de escolas estaduais recebem premiação do concurso “MS contra a violência”

Educação e Cultura - MS Contra a Violência

Campo Grande (MS) - Cheio de felicidade e com um sorrido no rosto o pequeno Caio Cezar Fernando dos Passos recebeu um dos prêmios do concurso de desenho “MS contra a violência” que aconteceu na manhã desta segunda-feira (5) no auditório da Governadoria. O aluno da Escola Estadual Dom Bosco, de Corumbá, ganhador de um notebook, desenvolveu em seu desenho o tema “Quem bate na mulher machuca uma família inteira”. 

Caio, fez um apelo para as mulheres que sofrem este tipo de violência. “Peço que elas denunciem; nestes casos, o melhor é agir e não deixar mais que isso aconteça. Isso traz sofrimento a todos”, comentou o estudante que recebeu o prêmio de 1º colocado na categoria A do concurso.

O concurso realizado pelo governo do Estado por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher em parceria com a Secretaria de Estado e Educação avaliou os vencedores pela: originalidade, criatividade e, sobretudo fidelidade ao tema proposto, sendo dividido em três categorias: categoria A – referente aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); categoria B – dos alunos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); categoria C - 1º ao 3º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os primeiros colocados de cada categoria e os professores orientadores ganharam um notebook; os alunos que conquistaram o segundo lugar, um aparelho celular; e o terceiro lugar de cada categoria levou para casa um MP5. 

Charles Thiago dos Santos Pignata, ganhador da categoria B, se ateve ao tema e disse ter aprendido uma grande lição com sua participação no concurso. “Esta é uma atitude ruim, nunca vou fazer nada contra nenhuma mulher. Aprendi que isso é feio e que a violência contra a mulher não pode acontecer”, explicou o aluno.           Maria Amélia Lima Rizzo, professora da Escola Estadual Luiza Vidal Borges Daniel, mostra-se indignada com qualquer tipo de violência contra a mulher e trabalhou com seus alunos de forma interativa. “Trouxemos recortes de jornais para a sala de aula e montamos dois painéis, um com retratos da violência cotidiana vivenciada por algumas mulheres e outro com cenários sem violência, mostrando aos alunos que podemos fazer diferente”, contou a professora. 

O resultado deste estudo de grupo foi a segunda colocação da aluna Endy Bruna dos Santos que retratou em seu desenho “Mulher não é saco de pancadas” um homem forte que bate em sua mulher. “Fiz o rosto de uma mulher chorando e um homem fortão com uma luva de Box. Quero mostrar que a mulher precisa ser respeitada pelo seu companheiro”, lembrou Endy.

O concurso visou à sensibilização dos alunos e procurou chamar a atenção da sociedade contra a violência física e psicológica que algumas mulheres sofrem, trazendo este tema para o cotidiano escolar e individual dos alunos. Lição aprendida por Diego da Silva Pereira que retratou em seu desenho a coragem que a mulher deve ter ao denunciar. “Não dá para apanhar e sofrer qualquer tipo de violência sem denunciar. É preciso ter coragem e foi isso que coloquei no meu desenho. A força e a coragem que a mulher deve ter na hora de tomar atitude”, lembrou o vencedor da categoria C. 

No total concorreram 1121 alunos, 118 escolas e foram premiados nove estudantes estudantes do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e adultos (EJA) das Escolas Estaduais. 
 

Luciana Bomfim 

 

Noticias MS / MV

MS, MS contra a Violência, Alunos, Premiações, Escolas Estaduais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens