Domingo 16/06/2024 18:21

Brasil autoriza carne paraguaia com entrada apenas por cidade de Mato Grosso do Sul

Agropecuária - Reabertura de Importação de Carne Bovina

O Governo Brasileiro reabriu a importação de carne bovina do Paraguai nesta sexta-feira (2).

A cidade sul-mato-grossense de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, é o único ponto autorizado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para entrada de carne maturada e desossada.

Com a medida do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, uma série de restrições para o embarque foi implantada.

Uma missão brasileira esteve no Paraguai após a confirmação de um surto da febre aftosa no país para avaliar as condições de retomada das compras.

Na prática, os pedidos de compra e licenças de importação já podem ser solicitados a partir de segunda-feira (5).

De acordo com o MAPA, a carne de fazendas paraguaias só poderá ser importada por estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal brasileiro, provenientes de frigoríficos habilitados, e com certificado sanitário internacional.

Segundo o secretario substituto de Defesa Agropecuária do Mapa, Ênio Marques, a decisão foi tomada por falta de motivos técnicos para manter a importação suspensa. “Não faz sentido não poder importar”, explica.

Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, o Brasil importou o equivalente a US$ 31,4 milhões de dólares em carnes desossadas, frescas ou refrigeradas do Paraguai, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC).

Exigências

O Mapa determinou que as carnes compradas devem comprovadamente ser de bovinos nascidos e criados no Paraguai, em áreas que façam parte do programa nacional de controle da febre aftosa e que não tenham registro de nenhum foco de aftosa nos 60 dias anteriores ao abate.

As carcaças, antes da desossa, também devem passar pela maturação sanitária em temperatura superior a 2 graus Celsius durante, no mínimo, 24 horas após abatidas.

Para sair do Paraguai e entrar no Brasil, sempre por Ponta Porã, a carga deve ser lacrada por autoridade competente e o número do lacre inscrito nos documentos oficiais que acompanham a remessa.

A entrada de animais vivos continua restrita. “Se o preço cair, pode ocorrer a entrada de bezerros, aí vamos avaliar os riscos”, acrescenta.

Em Mato Grosso do Sul, uma das preocupações do setor é justamente o trânsto de animais vivos entre terras brasileiras e paraguaias.

Com a extensa fronteira seca e inúmeros produtores com propriedades dos dois lados, é comum boiadas inteiras serem transportadas internacionalmente sem nenhum controle.

Éser Cáceres/Midiamaxnews/DF

Governo Brasileiro, reabriu, importação, carne bovina, Paraguai, MAPA, extensa fronteira

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens