Domingo 16/06/2024 22:07

Bandeiras do Brasil e do Rio hasteadas na Rocinha confirmam ocupação

Brasil - Geral - Pacificação

O Bope (Batalhão de Operações Especiais) hasteou, por volta das 12h50 deste domingo (13), as bandeiras do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro no ponto mais alto da comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro. O ato, que aconteceu na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) localizada na via Ápia (principal rua da comunidade), simboliza a retomada dos territórios pelo poder público do Estado.

 

O hasteamento das bandeiras se repete como em novembro de 2010, quando a polícia e militares realizaram a retomada dos territórios no Complexo do Alemão, no bairro da Penha, na zona norte da cidade.

Às 6h15, a Polícia Militar informou que, sem precisar disparar um tiro, as principais ruas das comunidades da Rocinha e do Vidigal, haviam sido ocupadas por policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e do BPChoque (Batalhão de Choque).

A chefe da Polícia Civil do Rio, Martha Rocha informou que 1.500 policiais civis, além dos policiais militares, fazem varredura na região. Os agentes vão revistar as casas dos moradores para tentar localizar armas, drogas e bandidos.

A ocupação

A operação de ocupação da Rocinha e do Vidigal começou às 2h30 deste domingo (13), quando as vias no entorno das duas comunidades foram fechadas ao trânsito e policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e Batalhão de Choque se posicionaram nos principais acessos. Às 4h10, 400 agentes entraram nas favelas. Os policiais subiram a Rocinha com o apoio de sete blindados da Marinha, Caveirões e helicópteros.

Menos de duas horas depois, o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Pinheiro Neto, informou que Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, vizinha às duas comunidades, estavam totalmente ocupadas. Não foi necessário disparar um único tiro.

Traficantes chegaram a jogar óleo nas principais ruas para impedir o avanço dos policiais. Mas tanto os blindados da Marinha, que se deslocam sobre esteiras, como os policiais conseguiram progredir sem dificuldades.

Apreensões

As forças de segurança que ocupam a Rocinha e o Vidigal apreenderam ao menos 13 armas - 11 delas fuzis - em área de mata da Rocinha. A polícia faz varredura nas comunidades em busca de outras armas, drogas e suspeitos. Duas dessas armas apreendidas tinham adesivos de coelho e pertenceriam ao traficante de mesmo nome, preso na quarta-feira passada (9) tentando fugir da Rocinha com a ajuda de policiais.

Foram sete fuzis FAL 762, um fuzil parafal, dois fuzis AR15 e um fuzil desmontado. Também foram encontradas uma espingarda, uma metralhadora calibre 12, uma granada, um radiotransmissor, 20 carregadores para fuzil 762 e duas lunetas.

No início da tarde, a polícia apreendeu 49 carregadores de armas, sendo 14 delas encontradas na favela do Vidigal. Foi apreendido também um fuzil com a inscrição “bonde do mestre”, que pertenceria ao grupo comandado pelo traficante Nem, preso no início da madrugada de quinta-feira (10).

Além do armamento, a polícia apreendeu na tarde deste domingo 112 kg de maconha, que estavam no alto da mata, divida em tabletes.

 

R7/V.H.

Rio de Janeiro, Favela da Rocinha, Ocupação, Pacificação, Bandeiras Hasteadas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens