Sexta-Feira 29/03/2024 03:43

Infidelidade organizacional: Velhos paradigmas, novos entendimentos.

Estado - Opinião

Infidelidade organizacional é um termo utilizado para descrever uma situação a qual os gestores estão sendo submetidos com muita frequência: os colaboradores que decidem se desligar da empresa.

Infidelidade é uma ação ligada à traição ou à transgressão. São termos muito fortes e que não condizem totalmente com a verdade.

A sociedade está mudando e o nosso entendimento não pode se manter preso a aspectos passados.

Vamos analisar a seguinte situação:

1) Muito já se discutiu sobre a importância do gestor realizar ações que resultem na retenção dos talentos da sua equipe. Entretanto, nenhuma técnica ou ação é garantia de sucesso; 

2) Sabemos que somos eternamente insatisfeitos e vale destacar que não há mal nenhum nisso: pelo contrário, é bom pois nos motiva.

3) Estamos cientes que nada está tão bom que não possa ser aperfeiçoado e é isso que buscamos fazer no nosso dia-a-dia.

Diante deste cenário, inexistem razões para evitarmos o nosso desenvolvimento profissional. Pode até parecer uma afirmação fria, mas é a realidade e o gestor necessita entender que, a partir de agora, vai precisar aprender a lidar com o fenômeno do auto desligamento do colaborador.

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego e Dieese, em 2006 a taxa de colaboradores com mais de cinco anos de empresa estava em 41,9%, em abril deste ano estava em 36,4%. Destaco que a taxa de rescisão por iniciativa do colaborador em cinco anos passou de 16,4% para 19,4%.

Normalmente o desenvolvimento profissional considera não apenas o salário, mas outras condições como o relacionamento com a liderança (aliás já ouvi falar que o colaborador não se desliga da empresa; se desliga do seu responsável direto), metas reais, qualidade de vida, etc.

Por outro lado, neste processo, o colaborador precisa agir de forma ética para evitar ser classificado com infiel e ter a sua imagem comprometida. Por exemplo, se ele deixa a empresa de forma repentina, sem preparar um substituto, comprometendo a operação do setor, cria no novo gestor o sentimento de que a cena pode se repetir com a sua gestão. Ou seja, o colaborador já chega com a confiança comprometida e profissionalmente, isso não é bom.

Quando a situação é bem administrada, as portas ficam abertas e o colaborador pode até voltar a fazer parte da equipe a qual estava ligado ou a outra na mesma instituição.

Perder ou ganhar alguém para a nossa equipe, faz parte do mesmo jogo. Entretanto, se você está perdendo mais que ganhando, algo está errado: procure descobrir as causas.

Seja fiel aos seus princípios e aos princípios dos outros. Tenha novos entendimentos sobre velhos paradigmas. Faça a sua parte e seja feliz. Que assim seja!

 

(*) Odilon Medeiros – Consultor em gestão de pessoas e palestrante, Mestre em Administração, Especialista em Psicologia Organizacional, Pós-graduado em Gestão de Equipes, MBA em Vendas Contato: om@odilonmedeiros.com.br / www.odilonmedeiros.com.br

 

 

Odilon Medeiros*

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens