Quarta-Feira 24/04/2024 16:59

A importância da Inovação no âmbito municipal

Estado - Opinião

 

Recentemente passei a acompanhar os debates sobre inovação e fomento à tecnologia realizada por prefeituras em todo o país. Trata-se de uma importante e extensa batalha que alguns municípios já estão enfrentando e obtendo resultados significativos. Uma das principais ações adotadas é a criação de leis de Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito municipal.

Essas leis de CT&I implicam no aprimoramento de incentivo e de apoio às atividades da área, bem como na implementação de uma política de estado, de âmbito local, para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Basicamente as leis municipais (e estaduais também) são inspiradas nos princípios da Lei Federal nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, denominada "Lei da Inovação”, que por sua vez possui três vertentes básicas: a) constituição de ambiente propício às parcerias estratégicas entre as universidades, institutos tecnológicos e empresas; b) estímulo à participação de instituições de ciência e tecnologia no processo de inovação; c) incentivo à inovação na empresa.

No meu entendimento, para a constituição de um ambiente propício no município, as prefeituras têm como uma boa alternativa a criação de incubadoras tecnológicas, que servem de base para a implantação futura de parques tecnológicos, em parceria com universidades e institutos tecnológicos. As incubadoras tecnológicas acabam funcionando como um imã para novos negócios e podem estimular cooperações entre empresas de pequeno ou médio portes, além de facilitar o acesso a potenciais investidores, realizar rodadas de negócios e estimular cada vez mais a adoção da inovação no meio empresarial local.

Como estímulo à participação de instituições de ciência e tecnologia no processo de inovação, as leis municipais permitem, de forma institucional, a existência de um sistema local de CT&I que perpassa gestões e políticas pontuais adotadas por prefeitos durante seus mandatos. Isso é o mínimo necessário para que as políticas sejam permanentes e duradouras, facilitando o processo de planejamento de curto, médio e longo prazos, independentemente de quem está à frente da administração pública e das instituições de ciência e tecnologia.

Já no que diz respeito aos incentivos à inovação na empresa, os municípios podem muito bem adotar medidas fiscais e não fiscais para promover o crescimento e o surgimento de novos negócios tecnológicos. Um exemplo identificado é com base nas experiências realizadas por municípios que implantaram suas leis de inovação. Percebe-se que o valor da redução de impostos municipais para empresas de base tecnológica, como o ISSQN, é muito pequeno se comparado ao efeito multiplicador no meio empresarial, com o surgimento de novas empresas e principalmente com a criação de mais postos de trabalho e emprego. O resultado positivo acaba superando em muito a renúncia fiscal inicial, realizada pelos cofres públicos municipais.

Considero que a indução e a formação de um sistema municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação passa a ser condição sine qua non para uma real contribuição focada em resultados. As prefeituras e seus órgãos ligados à CT&I (quando existem) não podem e não devem funcionar de forma independente das instituições públicas e privadas, universidades, faculdades, agências de apoio e fomento, e principalmente das empresas de base tecnológica.

Os municípios têm como missão a criação de um ambiente favorável para o surgimento de novos negócios, com a geração de empresas ambientalmente corretas (menos poluidoras), com trabalho e emprego de qualidade para a população.

No caso de capitais como Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, é necessário ampliar o seu papel como centro estratégico para o desenvolvimento tecnológico e de inovação para as empresas, visando atender as cadeias produtivas em franca expansão no estado, além de aproveitar nichos específicos de mercado.

Atualmente há um amplo potencial no agronegócio e em áreas diversas que se distanciam do modelo econômico baseado no binômio boi-soja do século passado. O administrador público tem que entender e aceitar a realidade de que, com o uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação, o empresariado campo-grandense pode atuar local, nacional e internacionalmente, rompendo as barreiras que existem no sistema econômico convencional e tradicional. O mercado hoje é sem fronteiras e todos podem atuar desde que sejam competitivos e inovadores.

Para isso o poder público municipal tem que agir firmemente na consolidação de sua política de Ciência, Tecnologia e Inovação. É importante possuir um Conselho Municipal de CT&I atuante, promovendo a interação das instituições parceiras. É preciso avançar na formulação de leis específicas que auxiliem aqueles novos empreendedores ligado ao campo da tecnologia que chegam ao mercado a cada ano, facilitando a produção local de conhecimento e o desenvolvimento de novos produtos e processos de maior valor agregado.

Além de apoio, que pode ser oferecido por meio de uma incubadora tecnológica, o administrador público e sua casa de leis podem reduzir a carga tributária para empreendimentos de base tecnológica e implantar um fundo municipal para investir no sistema de CT&I local. É preciso desburocratizar o que for possível nos órgãos e secretarias, com investimento em equipamentos e recursos humanos. No fim, trata-se de inovar na forma e no conteúdo, fazendo prosperar sua economia e promover uma melhor qualidade de vida e bem estar para todos.

 

 

*Angelo Mateus Prochmann - Economista, com especialização em Desenvolvimento Regional e Competitividade e mestrado em Agronegócio pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

 

 

 

Angelo Mateus Prochmann*

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens