Quinta-Feira 28/03/2024 07:31

Uma crítica construtiva sobre Administração de MPEs e sua sobrevivência

Estado - Opinião

Sou Administrador registrado no Conselho Regional de Administração do PR e escritor do Livro Administração por pequenos, para pequenos e por pequenos, publicado pelo Sebrae em 1994 quando ainda estava concluindo a Universidade e acompanho as MPEs até hoje, como Secretário da Associação Comercial de Eldorado-MS e por isso não me conformo das atitudes legislativas em não atacar de vez essa posição da obrigatoriedade da Administração para abertura de empresas, seja ela qual for e principalmente as MPEs.

Lendo hoje a notícia sobre a PLP 113/11 cuja proposta é isentar os impostos federais para as MPEs nos primeiros 4 anos de vida para dar uma força a mais para ajudá-las a sobreviver nesse período crítico em que muitas, uma grande maioria na verdade, vem a fechar, gostaria de louvar sua proposta por estar voltada para atender aqueles que realmente sustentam o país.

No entanto, ainda assim, gostaria também de sugerir aos obres Deputados que tão ou até mais importante do que isentar as empresas de impostos é buscar uma forma de obrigar os proprietários a aprender Administração pura e simplesmente.

Sinceramente, é possível ver essa estatística no Sebrae também: os pequenos negócios fecham por problemas de administração, onde o equacionamento da carga tributária esta incluída.

Entendo que isso limitaria a abertura de empresas no país pois existe uma resistência muito grande dos ditos "empreendedores" em se profissionalizar para gerirem seus empreendimentos.

Mas pergunto de que adianta “deixar livre” a abertura de empresas, em nome de um empreendedorismo e de um “achismo” de que vai dar certo, sem o mínimo de garantia de que pode dar certo?! Nem o mínimo é exigido, que seria o plano de negócio!

Que tal isso Senhores Deputados: exigir um plano de negócio para abertura das empresas?!

Pelo plano de negócio já se tem a exata dimensão de como a empresa teria que se comportar para conseguir sobreviver: o ponto de equilíbrio, quanto vender, a que preço, entre tantos outros pontos que são vitais para qualquer empresa, mas que são relegados pelo espírito empreendedor que infelizmente só quer ver o lado bom das coisas e não se prepara para os problemas.

Sem o plano de negócios não há parâmetro nenhum para saber se estão indo bem ou mal e quando vão ver estão falidos.

E o plano de negócios deve ser feito por administradores.

Se não dá pra exigir a formação acadêmica do proprietário, dá pra exigir que tenha a assessoria do plano de negócio feito pelo administrador e isso pode ser feito até por Empresas Juniores de Universidades que tenham o curso de Administração.

Veja quantos “coelhos” pode-se atingir com uma medida só!

Lá em 1994 quando escrevi o livro abordei esse assunto, mostrando que as pessoas conseguiriam mais e melhores resultados em suas MPEs se praticassem técnicas administrativas já conhecidas e amplamente divulgadas pelo Sebrae mesmo.

Aliás a razão da existência do Sebrae é buscar suprir essa falta de administração da MPEs, mas infelizmente o Sebrae não pode fazer pelos empreendedores, só pode ensinar.

Sinto isso ainda hoje na Associação Comercial.

Se seguir essa linha de raciocínio podemos verificar que a falta de administração é o que mais “mata” as empresas.

Por que as grandes empresas exigem qualificação de seus Diretores e Gestores? Para bonito?! Não!

É porque faz diferença nos resultados da empresa.

Por que as MPEs não copiam esse fundamento que dá certo?!

Ora, para abrir uma farmácia, que é um negócio, precisa ter um farmacêutico (que aliás, não tem formação para gerir o próprio negócio) e outros tantos negócios que precisam de um profissional para assinar... por que não exigir que exista um Administrador que assista as MPEs nesses primeiros anos de vida, pelo menos?!

Acredito que uma mudança como essa resolveria de uma vez por todas a grande maioria dos problemas da MPEs e teríamos um Boom Econômico com mais geração de emprego e renda porque acima de tudo as MPEs têm uma grande flexibilidade e se adaptam muito mais rápido e fácil às mudanças na economia, desde que tenham um Administrador, logicamente.

Precisamos acabar com as empresas de fundo de quintal e fazer de nosso país a maior economia do mundo e o caminho é a Micro e Pequena empresa viva e saudável.

D. Fornazari

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens