Terça-Feira 16/04/2024 12:01

A grandeza de ser advogado (parte I)

Estado - Opinião

 

"A advocacia é nobre, mas tem que ser exercida com civilidade, urbanidade e muitas das vezes, requer muita coragem".

 

Nós vemos todos os dias coisas que nos causam insatisfação, um dos principais fatores está ligado a lentidão da justiça, pois desatende ao princípio da duração razoável do processo e a Garantia do Acesso à Justiça. Ou seja: acesso a uma decisão judicial justa e em prazo razoável.

Percebe-se notadamente afronta aos princípios fundamentais, princípios fundantes, princípios enquanto normas ou regras jurídicas, princípios no sentido de valores, princípios de direito, princípios morais.

“a verdade do direito que aprendemos nos bancos acadêmicos, pouca ou nenhuma validade têm no sentido prático da vida forense cotidiana”.

O sistema judicial e o sistema jurídico brasileiro são bons no papel, porém na prática não passa de mera expectativa, passando a ser letra morta.

Sempre nos contraditórias, omissas e sem fundamentação legal, em que o princípio da autonomia do julgamento só vale para determinadas ações.

Notadamente o direito não é mais dinâmico na prática devido a esta inovação avassaladora onde os causídicos estão ali por mera formalidade, embora atentando para o dever de civilidade e urbanidade, percebe-se hodiernamente e para nossa infelicidade, que não raras vezes os juízes decidem de acordo com entendimentos prévios com os promotores de justiça, principalmente na seara penal, chegando mesmo a conversarem sobre o caso extra audiências, desrespeitando seu dever judicial de imparcialidade, resultando assim, que os advogados fiquem em situação de flagrante desvantagens, mormente que tais ocorrências, jamais constam dos autos.

Fico muito triste ao ver em sites e jornal impresso, notícias veiculadas onde advogados são presos por participarem de organizações criminosas, que em vez de defender o seu cliente acabam se envolvendo e fazendo parte da formação de quadrilhas, associação ao tráfico etc.

O que se vê muito hoje é lobbysmo, onde o poder econômico e político se sobressaem sufocando as causas sociais. Todos os operadores do direito já sabem que para se levar um recurso ao SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, devemos esgotar todos os recursos porque não é recebido em hipótese alguma e para o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL é necessário além da ofensa à constituição, a prova cabal de que haja repercussão geral do caso, ou seja, o acesso a justiça esta cada vez mais difícil onde devemos de certo modo acatar decisões injustas até porque as mudanças que pretendem os legisladores limitam a atuação do advogado.

No juizado especial cível já é dispensada a presença do advogado nas causas que não excederem a determinado valor, bem como nas demandas trabalhistas, ainda vigora a figura do jus postulandi, tornando dispensada a presença do operador de direito.

Há uma sutil diferença entre operador do direito e jurista.

O operador do direito é aquele que conhece os códigos, os artigos, as leis, enquanto o jurista ou cientista jurídico é aquele que se formou em Ciências Jurídicas, que fez uma faculdade de direito, que além de conhecer os Códigos, os artigos, as leis, conhecem também os seus porquês, conhece o instituto a fundo.

O cientista jurídico ou jurista deve ser o advogado que estudou direito, o operador, é o RABULA, que só conhece os Códigos e artigos, mas não compreendem a profundidade dos institutos.

Com certeza se nós advogados não nos unirmos e colocar em prática nosso conhecimento, esta profissão tão bela irá se deteriorar cada vez mais, limitando-se aos poucos operadores de direito dantes informado, até por que, as inovações estão com certeza, salvo melhor juízo, ofendendo a CARTA MAGNA em seu artigo 5º, e seguintes, bem como limitando cada vez mais a atuação do advogado.

Avulta de importância ímpar, a já decantada discussão acerca da pouca idade dos que ingressam nos quadros da magistratura e do ministério público. Os jovens possuem enorme manancial jurídico, mas por vezes, raríssimas experiências de vida, o que os distância dos reais “modus vivendi” dos jurisdicionados nas comarcas em que se encontram lotados, valendo-se para decidir na falta da necessária experiência de vida, da aplicação da lei seca, que nem sempre equivale ao sentimento de Justiça daquela comunidade.

Por isso, seria necessário se estabelecer um critério de idade mínima, a exemplo de outros cargos de igual importância para a sociedade, como a exemplo o para governadores, senadores, ministros, presidentes, etc.

Desta forma, se estaria evitando que a decisão, por vezes, divorciada da realidade em que se encontra inserido o julgador, tenha que se basear sempre e tão somente na letra fria da lei (legalismo exacerbado), esquecendo-se que julga um ser humano, um semelhante, precupando-se, tão somente, com a interpretação que o Tribunal venha a ter de sua decisão. Se a vai reformar ou manter. Isso, nunca foi sinônimo de Justiça e nunca o será.

O Juiz de Direito ou promotor de Justiça que tenha trabalhado na defensoria pública ou que tenha advogado, geralmente estão muito mais preparados porque conhecem a realidade nua e crua da situação do povo brasileiro e pelo que tenho notado nestes quase 10 (dez) anos de advocacia é que as decisões são mais sábias e justas, pois isso é que importa, e não ganhar ou perder.

 

Michel Cordeiro Yamada
é Advogado

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens