Segunda-Feira 17/06/2024 00:19

G20 promete recursos ‘sem limites’ ao FMI

Mundo - Economia - Economia global

Diretora do fundo disse que terá todas as verbas necessárias para agir em caso de crise

Cannes - Os países do G20 encerraram nesta sexta-feira a polêmica sobre a contribuição de novas verbas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) ao prometer todos os ‘recursos necessários’ para a entidade, o que se traduz, segundo a diretora-gerente Cristine Lagarde, em uma autorização ‘sem limites’.

‘Saio daqui com uma autorização para ampliar meus recursos sem um piso, sem um teto, sem limites. Os membros nos disseram que farão o máximo possível para que o FMI fique totalmente equipado (de recursos) para atuar em casos de crise’, declarou Lagarde, em tom de satisfação, em entrevista coletiva.

Este assunto foi um dos mais complicados de negociar no G20, diante da resistência de alguns países em aceitar fornecer mais verbas, entre eles os Estados Unidos, maior contribuinte individual do Fundo.

Já o Brasil ficou entre os que apoiam enviar mais recursos ao FMI. A presidente Dilma Rousseff condicionou a transferência de mais verbas ao Fundo à elevação da cota de poder do Brasil no organismo, reconhecendo assim maior peso ao país na economia mundial.

Durante os dois dias que durou a Cúpula do G20 em Cannes (França), os negociadores discutiram sobre a necessidade de fixar um número concreto de recursos adicionais para a instituição financeira.

O comunicado final do G20, no entanto, evita dar números. ‘Continuaremos garantindo que o FMI continue tendo os recursos para desenvolver seu papel sistêmico em benefício de todos os seus membros’.

‘Estamos preparados para assegurar que todos os recursos adicionais necessários sejam mobilizados no momento apropriado’, acrescenta a nota.

Para Lagarde, o fato de não haver um número ‘não tem nada de ruim’, dadas as atuais circunstâncias. Ela destaca que os 20 membros do G20, que somam 85% da riqueza mundial, tenham se comprometido a pôr os recursos à disposição da entidade.

O comunicado do G20 estabelece que um dos assuntos da próxima reunião de ministros de Finanças do grupo - prevista para princípios de dezembro - será planejar como os recursos extras serão colocados à disposição do Fundo.

O G20, inclusive, apresentou sugestões de como arrecadar o dinheiro necessário e citou como exemplo as contribuições bilaterais ao FMI, a emissão de Direitos Especiais de Giro (uma espécie de moeda do Fundo) e a criação de uma estrutura especial, como uma conta estruturada, onde possam ser feitas contribuições voluntárias.

O grupo das principais nações ricas e emergentes do mundo também autoriza o FMI a aplicar uma nova linha de crédito destinada a países com boa gestão econômica, mas com problemas pontuais de liquidez. EFE

Portal Exame/ M.V.

FMI, G20, Fundos sem limites, Economia global

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens