Sábado 15/06/2024 19:29

Maior parte dos brasileiros não reclama quando enfrenta problemas de consumo

Brasil - Comportamento - Direito do Consumidor

(Se o Brasileiro soubesse o poder que tem como Consumidor não se sentiria assim! Danilo Fornazari)

A maior parte dos brasileiros (62%) nunca ou raramente reclama quando enfrenta problemas de consumo ou fica insatisfeita com um produto ou serviço adquirido.

Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Justiça e Sociedade da FGV Direito Rio (Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas), dentre os motivos citados para a não reclamação, está a crença de que “não compensa”, com 37% das indicações, e a de que “demora muito”, com 31%.

“O consumidor acha que a reclamação só vale a pena quando o objeto tem um valor considerável. Numa época em que grande parcela do tempo é dedicada ao trabalho, reclamar seus direitos é realmente um desafio para os consumidores”, observa um dos coordenadores da pesquisa, professor Ricardo Morishita.

Vergonha

Além das crenças de que a reclamação não compensa ou que demora muito, o estudo apurou que 8% dos brasileiros deixam de reclamar seus direitos por sentirem vergonha.

O percentual é maior dentre os consumidores com escolaridade baixa, atingindo 10% dos que possuem Ensino Fundamental incompleto.

Considerando aqueles com escolaridade alta, com superior completo, o índice é de 4%.

CDC - Código de Defesa do Consumidor

Ainda de acordo com o levantamento, mesmo com o alto percentual de brasileiros que não reclamam seus direitos, 82% dos entrevistados declaram que conhecem ou tem alguma familiaridade com os direitos do consumidor. Além disso, o brasileiro valoriza as empresas que respeitam seus direitos.

Quanto ao CDC, o estudo apurou um número elevado de consumidores que conhecem o Código: 72%.

Considerando a escolaridade, entre aqueles com baixo grau de instrução, o conhecimento do CDC fica em torno de 63%, número que sobe para 79% e 93% entre aqueles com média e alta escolaridade, respectivamente.

Por outro lado, apenas 16% dos brasileiros já consultaram o Código de Defesa do Consumidor, sendo que a consulta é maior entre as pessoas com alta escolaridade, com 33% das respostas. Entre os possuem Ensino Médio e Fundamental, os índices são de 16% e 10%, nesta ordem.

Onde reclamar?

Quando perguntados sobre quem procurar em caso de ter seu direito desrespeitado, o Procon foi a organização mais citada, com 64% das indicações.

Cerca de 13% dos entrevistados mencionaram outras instituições de defesa do consumidor, 8% citaram a defensoria pública, 8% o poder judiciário e 7% a polícia. O percentual de pessoas que não soube citar uma instituição foi de 28%.

Por fim, revela a pesquisa, o setor de telecomunicações é o que conta com a pior avaliação dos consumidores, com 27% dos entrevistados afirmando terem sido desrespeitados com relação à prestação de algum serviço desta área, nos últimos 12 meses.

Produtos eletrônicos e eletrodomésticos foram citados por 23% dos participantes.

Os principais tipos de problemas foram: cobrança indevida (30%), produtos com defeitos (29%) e mau atendimento (12%).

DF/Gladys Ferraz Magalhães

código de direitos do consumidor, vergonha, procon, promotoria

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens