Domingo 16/06/2024 22:12

Chega ao fim a era de Trichet no comando do BCE

Mundo - Política - Legado

Se Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), teve a biografia manchada pela crise financeira global iniciada em 2008, qual será a imagem deixada por Jean-Claude Trichet, 69 anos, no comando do Banco Central Europeu (BCE)?

Uma coisa é certa: ele teve uma tarefa difícil. Após oito anos de mandato, sua saída – prevista para ocorrer na segunda-feira - ocorre no pior dos cenários, levando em consideração a grande crise fiscal que afeta diversos países da Europa. Os líderes da região demoraram a chegar a um acordo para reduzir 50% da dívida da Grécia, ao mesmo tempo em que políticos titubeiam em agir com mais firmeza para resolver a falta de liquidez do setor bancário.

Neste contexto, Trichet foi considerado um dos principais guerreiros na frente de batalha, junto com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy. Se é preciso destacar algo positivo, o presidente do BCE será lembrado por ter salvado a existência da moeda única europeia - ao menos por enquanto.

Para driblar a crise, ele não poupou esforços: passou por cima do seu tradicional conservadorismo ao comprar títulos da Itália e da Espanha com o objetivo de proteger a divisa e reestabelecer a confiança dos investidores no mercado financeiro mundial.

A ação foi condenada na época já que o BCE estava acumulando ativos tóxicos. As compras de bônus provocaram um conflito no conselho da autoridade monetária, com o economista-chefe Juergen Stark se aposentando, aparentemente por não concordar com a medida, e Axel Weber, presidente do Bundesbank (banco central alemão), abandonando a sucessão de Trichet por não concordar com a decisão.

Apesar disso, a resposta da Europa à crise minimizou os temores de que outras nações além da Grécia, como Portugal e Irlanda, pudessem cometer calotes, aliviando assim a tensão nos mercados.

O poder do BCE

Jean-Claude Trichet vai deixar para trás uma instituição cujos papel e autoridade cresceram fortemente desde a crise financeira global de 2008. Além de exercer a função de árbitro da política monetária, o BCE também foi credor governamental, fiscalizador dos cortes orçamentários de governos e supervisionou até os desentendimentos entre diversas nações da Europa.

Foi um papel que Trichet assumiu com relutância e sem muita escolha. Ele sai do comando da autoridade monetária e deixa uma tarefa difícil ao seu sucessor, o italiano Mario Draghi, até então presidente da Comissão Europeia e governador do Banco Central da Itália.

Draghi herdará uma instituição que se tornou envolvida profundamente com o sistema bancário, os mercados financeiros e o processo político. Durante seu mandato, Trichet pressionou governos para a adoção de medidas de austeridade, com o objetivo de reduzir o déficit da Zona do Euro e evitar futuras crises.

Em relação ao atual presidente do Fed, Ben Bernanke, Trichet também será recordado como menos agressivo sobre o uso de medidas para estabilizar o sistema bancário, e mais rápido para elevar as taxas de juros para evitar problemas relacionados à inflação.

Avaliação

Muitos acreditam que levará anos até que fique claro se Trichet conduziu o BCE pelo caminho certo. "O livro ainda está aberto e a avaliação das políticas do BCE durante esta crise somente será possível daqui um tempo", afirmou Marie Diron, consultora econômica sênior da Ersnt & Young, em declaração à Associated Press. “Mas no geral ele deixa o BCE numa posição mais forte”, opina.

No que depender de seus funcionários, uma avaliação positiva já está garantida. O IPSO, sindicato que representa os trabalhadores da autoridade monetária, promoveu uma pesquisa para medir o desempenho de Trichet.

O levantamento, que contou com a participação de 500 funcionários, mostrou que 65% dos trabalhadores consideraram “bom” ou “excelente” a performance do presidente do BCE.

O resultado significa que ele foi “bem sucedido e aumentou a reputação da autoridade monetária, além de ter se comunicado claramente com o mercado", destaca a pesquisa. "Da perspectiva de valores, Jean-Claude Trichet é visto como competente, comprometido com seu trabalho e com um elevado nível de eficiência e integridade”, acrescenta o relatório.

Aprovado

- 71% dos entrevistados consideram que Trichet aumentou a reputação do BCE;
- 75% acredita que o ex-presidente da autoridade monetária comunicou com clareza as mensagens enviadas ao mercado financeiro;
- Mais de 60% dos entrevistados no estudo destacaram a competência, eficiência e integridade como pontos fortes de Trichet;
- 53% dos funcionários consultados afirmaram que as decisões tomadas por Trichet foram as mais adequadas diante das circunstâncias;
- 60% dos participantes disseram que Trichet não respeitou o princípio de que “os funcionários do BCE são o ativo mais valioso da instituição”.

Portal Exame/ V.H.

Europa, BCE, Jean-Claude Trichet, Crise, Euro, Economia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens