Domingo 16/06/2024 08:52

Premiê da China diz que geração de empregos é prioridade

Mundo - Economia - China

A China fará da criação de empregos uma prioridade mais urgente diante da diminuição do crescimento econômico e das exportações mais fracas, disse o primeiro-ministro Wen Jiabao em declarações publicadas no domingo, advertindo ainda que os esforços para controlar o preço da habitação estavam em ponto crítico.

Durante visita à região sul de Guangxi, Wen falou sobre questões que vem provocando inquietação com relação à direção da segunda maior econômica do mundo: inflação, custo de habitação, demanda mais fraca das economias ricas e a pressão de garantir empregos para milhões de universitários e migrantes rurais.

"Atualmente, o crescimento econômico está desacelerando e a demanda externa está caindo, e deveríamos fazer do emprego uma prioridade ainda maior na economia e desenvolvimento social, fazendo o possível para expandir as vagas de trabalho", disse Wen a autoridades em Guangxi, uma região mais pobre e vizinha à província de Guangdong, que vive da exportação, segundo relatou o jornal oficial Diário do Povo.

Esses esforços incluiriam "garantir um índice apropriado de crescimento econômico" e apoiar as indústrias de trabalho intensivo, pequenos negócios e empresas privadas, disse.

As declarações de Wen não mencionaram a taxa de câmbio do yuan, que especialistas em Pequim temem que possa sufocar os empregos dependentes da exportação se sucumbirem à pressão norte-americana de deixar a moeda valorizar bem mais rápido.

Mas o primeiro-ministro chinês deixou claro que empregos e estabilidade social são preocupações dominantes.

Segundo Wen, o sustento dos chineses deveria assumir um papel mais importante no estabelecimento de políticas macroeconômicas porque essas necessidades afetam "a estabilidade e harmonia social".

Equilíbrio Certo

O governo de Wen enfrenta um teste complicado em obter o equilíbrio certo entre manter o crescimento e conter a inflação.

A expansão econômica da China desacelerou para 9,1 por cento no terceiro trimestre ante igual período do ano anterior, o passo mais lento em mais de dois anos por causa da crise da dívida do euro e uma economia norte-americana mais fraca.

Em setembro, a inflação ao consumidor caiu para 6,1 por cento, recuando após de três anos de alta, mas a pressão do preço dos alimentos continua uma preocupação para as autoridades.

"Para controlar os preços precisamos antes controlar os preços dos alimentos," disse Wen a autoridades.

A China tem 242 milhões de residentes rurais que trabalham fora do campo, e 153 milhões deles são migrantes que trabalham longe de onde nasceram. Isso sem contar os milhões de migrantes que buscam trabalho em fábricas e canteiros de obras todos os anos. Além disso, mais de seis milhões de estudantes entraram na força de trabalho só este ano.

 

Portal Exame /RM

China, Economia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens