Domingo 16/06/2024 10:24

Governo boliviano e indígenas iniciam diálogo depois de meses de conflito

Mundo - Geral - Protestos

O presidente da Bolívia, Evo Morales, encabeça neste sábado um diálogo entre o governo e indígenas amazônicos em um ambiente mais calmo depois da decisão do chefe de Estado de cancelar a construção de uma estrada que cruzava uma reserva natural.

A reunião entre Morales e 25 delegados indígenas foi marcada no Palácio Quemado de La Paz.

Morales anunciou na sexta-feira que nenhuma estrada atravessará a reserva natural Tipnis, no centro da Bolívia, o que encerrou o conflito com os indígenas amazônicos que marcharam por 65 dias para pedir a anulação desse projeto viário financiado pelo Brasil.

Com essa determinação, "o tema Tipnis foi resolvido", afirmou Morales em uma declaração na casa de governo, feita pouco antes de se reunir com uma delegação de indígenas amazônicos, acampados desde quarta-feira na Praça das Armas de La Paz.

O anúncio de Morales desbloqueou uma tensa situação que começou na quarta-feira, quando centenas de indígenas chegaram a La Paz à espera de um diálogo que não ocorreu durante três oportunidades na quinta-feira.

A decisão presidencial de cancelar o projeto da estrada deve ser referendada pelo Congresso, onde Morales conta com maioria.

Além disso, o "Tipnis foi declarado área intangível", segundo disse o presidente, o que reforça sua qualidade de área protegida onde não poderão ser realizados outros projetos econômicos.

Apesar de os indígenas terem conseguido, ainda que sem falar com o presidente, ter sua demanda atendida, o anúncio de Morales de que "a estrada Villa Tunari-San Ignacio de Moxos ou qualquer outra não atravessará o Tipnis", foi recebido com cautela pela liderança indígena.

Antes de emitir julgamento "temos que falar com o presidente, estabeleceremos nessa conversa as regras do jogo para dialogar e aí vamos analisar de forma conjunta. Portanto, continuam os 16 pontos (de suas demandas) em vigor", disse Fernando Vargas, um dos líderes do protesto.

"Para nós, não há nada resolvido", afirmou Vargas, para quem "da fala ao ato há muito caminho a percorrer".

O anúncio de Morales facilita, no entanto, a negociação de outros 15 pontos de reivindicações feitos pelos indígenas, que caminharam 600 km durante mais de dois meses até chegar a La Paz.

Os indígenas tinham, como principal demanda, cancelar a construção de um trecho de 177 km de estrada que passa pelo Tipnis, de um total de 306 km, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e realizado pela construtora brasileira OAS.

Mas os indígenas também pedem, entre outros pontos, paralisar as atividades de hidrocarbonetos no Parque Aguaragüe (no sul do país), que fornece 80% da produção nacional de gás, e que o governo reconheça o direito dos indígenas de receberem compensações pela mitigação da emissão de gases do efeito estufa.

O governo afirmou que não pode atender esses pedidos.

Globo.com / RM

Evo Morales, Protestos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens