Domingo 16/06/2024 17:58

Crianças acima do peso têm mais problemas sociais

Brasil - Saúde - Relações Sociais

peso das crianças pode afetar as suas relações sociais. Esse foi a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Adelaide (Austrália), publicado na revista científicaPediatrics e é algo que, provavelmente, muitos pais de gordinhos já suspeitavam. Após analisar 3.363 crianças, entre 4 e 5 anos, durante quatro anos, os especialistas observaram que aquelas com problemas de peso nessa faixa etária tinham 20% mais risco de ter dificuldades sociais, de acordo com o relato de seus pais. Já entre 8 e 9 anos, segundo entrevista com professores, elas seriam mais propensas a desenvolver problemas emocionais. 

Isso não quer dizer, no entanto, que aquelas no peso ideal não vão ter problemas emocionais no futuro. O que acontece é que as crianças gordinhas acabam sendo mais suscetíveis a isso, tanto por conta das brincadeiras que surgem em torno do seu físico quanto pela pressão que têm da sociedade em que vivemos, que impõe o magro como padrão de beleza ideal. Estudos anteriores já haviam mostrado que crianças obesas sofrem mais de bullying.

O que você pode fazer

Mas, então, como ajudar essa criança? "O que faz toda a diferença no emocional é a maneira como a família e a escola lidam com ela", diz Raquel Caruso, psicopedagoga, fonoaudióloga e psicomotricista do EDAC (Equipe Diagnóstica de Atendimento Clínico), de São Paulo. Ou seja, se em casa os pais falam que o filho está gordo, obeso, que precisa emagrecer a todo custo, isso gera uma ansiedade tamanha que, além de ele querer comer ainda mais, pode ficar retraído e agressivo em seus relacionamentos. 

Raquel explica que, por volta dos 4 e 5 anos, a criança sai do mundo egocêntrico e passa a olhar o outro, se importar com que dizem sobre ela. É fundamental , então, que os pais se mostrem parceiros do filho, ajudando tanto na sua saúde física quanto emocional. Vale uma conversa sobre o que é possível fazerem juntos para melhorar o que não está tão bom, desde procurar ajuda de um especialista até sugerir uma caminhada junto com ele, se for o caso. Isso só vai contribuir para a autoestima da criança. 

À escola cabe sempre manter o olhar dos professores atentos ao primeiro sinal de chacota que uma criança possa sofrer – seja porque é gordinha, porque usa óculos - ou quando percebe que ela está mais retraída e distante do grupo. “E esse é um trabalho que tem de ser realizado com a sala toda”, diz a especialista. O importante é que o assunto seja tratado de forma tranquila e que sempre exista uma parceira dos pais com a escola – e vice-versa.

Globo.com / RM

relações sociais, peso

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens