Durante quatro anos consecutivos a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Taboado, comandada pela gestora Sirlei Melo esteve presente nas edições da Festa do Peão entre os dias 27 a 30 de abril.
Nos três primeiros anos, os trabalhos apresentados tiveram como meta a prevenção de agravos relevantes em saúde pública. A violência no trânsito e o uso de drogas, lícitas e ilícitas foram foco do trabalho realizado.
Em 2012, a secretária de saúde, Sirlei Melo, propôs que o trabalho fosse voltado para a valorização da vida, tal tema teria a amplitude que a saúde assume diante da população e as diversas maneiras em que nos comportamos diante de situações agravantes e promotoras da saúde.
Sirlei Melo diz ainda que a valorização da vida aprimora os demais focos de prevenção de doenças e agravos individuais e coletivos além de promover uma vida saudável. Durante os dias da festa do peão, trabalhadores da saúde apresentaram a exposição de valorização da vida e de promoção a atitudes saudáveis que proporcionariam uma vida com qualidade nas diversas vertentes do ser humano.
A valorização da vida transcende a concepção, ela tem o valor enraizado na maneira como cada um cuida de si, de seu próximo e do meio em que habita. É mais que apenas a prevenção de doenças, é a maneira como se vive e se relaciona.
A Secretária Sirlei Melo agradece à secretaria de saúde do município de Cassilândia pelo empréstimo da tenda e do material que fora exposto, à senhora Mara, que idealizou e viabilizou a exposição “Entre Valorização da Vida”, aos Os Pioneiros pelo terreno gentilmente cedido, e um agradecimento especial aos colaboradores da saúde que apresentaram o trabalho à população aparecidense e aos visitantes.
Valorizar a vida é ter mais saúde e viver melhor.