Na última quarta-feira, 25 de abril, A Secretaria Municipal de Saúde realizou a audiência pública do 1º trimestre de 2012 para apresentar relatório financeiro, relatório das ações e atividades planejadas conforme determina a lei 12.438/11. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Aparecida do Taboado e contou com a participação do Prefeito André Alves Ferreira e de alguns vereadores.
Durante a apresentação, a secretária de Saúde, Sirlei Melo, apresentou alguns programas de saúde desenvolvido no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e ESFs ( Estratégia de Saúde da Família), tais como: O Agita Taboado; Tabagismo, Planejamento Familiar, Mãe Aparecida e Grupo de apoio emocional.
Em seguida, foi divulgado o número de procedimentos realizados nos últimos três meses nas unidades de saúde. Nas seis unidades básicas de saúde (ESF) foram realizados 54.176 atendimentos, sendo que a unidade do Jardim das Flores teve um maior número de atendimento (11.078). No Cedit, mais de 4.200 procedimentos; no CER ( Central de Regulação), mais de 2. 800; no CEMO, mais de 13. 600 atendimentos; no Pronto Socorro, mais de 17. 200 procedimentos, sendo que mais de 6.126 pacientes receberam atendimentos de urgência; e no Caps, 1.695 procedimentos.
Com relação ao transporte de pacientes para tratamento, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 192.110 km rodados em 16 municípios, atendendo 2.949 pacientes de Aparecida do Taboado. De acordo com o estudo, foram encaminhados para Campo Grande mais de 150 pacientes; para o Hospital de Barretos, 15 pacientes; e para o Hospital Base de São José do Rio Preto, mais de 280 pacientes.
No âmbito da medicação, 41% das pessoas medicadas se referem ao uso de psicotrópicos. A secretaria de Saúde, Sirlei Melo, enfatizou que o município possui 28 profissionais médicos e 12 médicos de especialidade na Unidade de Referência CEMO.
O município de Aparecida do Taboado investe mais de R$ 2,9 milhões na saúde, contando com recursos da esfera estadual e federal. “Metade deste recurso é destinado à folha de pagamento”, ressalta a Secretária de Saúde, Sirlei Melo.